Manuel Heitor promove capacidade científica de Portugal na Alemanha

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, promove na Alemanha a capacidade científica e tecnológica nacional em energias renováveis e em agricultura de precisão.

Manuel Heitor, MCTES
Manuel Heitor, MCTES. Foto: DR

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, encontra-se na Alemanha, de 16 a 17 de Junho, para promover a capacidade portuguesa no desenvolvimento científico e tecnológico em energias renováveis e em agricultura de precisão.

Manuel Heitor interveio numa palestra inaugural da ‘2017 International Conference on renewable Energy Development and Technology’. Uma conferência de Alto Nível, sobre novas tecnologias de energias renováveis, que se realiza em Frankfurt e que conta com destacados líderes de empresas de nível mundial, como Shu Ynbiao, Presidente da State Grid da China e vice-presidente da International Electrotechnical Commission (IEC).

Na conferência participam também o Presidente da REN, Rodrigo Costa, Herdan Thorsten, Ministro Federal da Alemanha dos Assuntos Económicos e Energia, Andreas Kulmann, Diretor Executivo da Agência de Energia da Alemanha, Roman Berdnikov, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Xiang Haiping, Diretor da Administração da Energia da China, Liu Jizhen, Membro da Academia da China e Diretor do Laboratório de Estado de Energias Renováveis, Cedrik Neike, Membro do Concelho de Administração da Siemens, AG, e Wang Shunging, Cônsul da China em Frankfurt.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor deslocou-se a Dresden onde se encontrou com o Presidente da Sociedade Fraunhofer, a maior organização europeia de I&D para discutir o desenvolvimento futuro do Programa Fraunhofer-Portugal, e visitou o Institute for Ceramic Technologies and Systems (IKTS) da Sociedade Fraunhofer.

Durante a tarde, do dia 16 de junho, o Manuel Heitor participou no Workshop sobre Agricultura de Precisão em conjunto com o Ministro do Ambiente e Agricultura do Estado da Saxónia, Thomas Schmidt. No encontro foram debatidos e definidos projetos de colaboração conjuntos no âmbito da União Europeia.

No dia 17 de junho, Manuel Heitor tem ainda previstas visitas e debates sobre agricultura de precisão no âmbito de desenvolvimentos futuros do Programa Fraunhofer-Portugal.

O Ministro Manuel Heitor lidera uma delegação portuguesa à Alemanha composta por Nuno Canada, Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); Ana Freitas, Reitora da Universidade de Évora, António Fontainhas, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); António Teixeira da UTAD; Orlando Rodrigues, Vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB); Ana Paula Nave, Coordenadora da Rede de Escolas Agrárias dos Institutos Politécnicos e José Luís Encarnação, Professor Emérito da Universidade Técnica de Darmstadt.