Manuel Rocha Armada assume presidência da Associação Europeia de Gestão Financeira

Manuel Rocha Armada volta a ocupar a presidência da Associação Europeia de Gestão Financeira. O professor da Universidade do Minho tem pela frente a organização da prestigiada conferência anual da Associação, em 2019, nos Açores.

Manuel Rocha Armada assume presidência da Associação Europeia de Gestão Financeira
Manuel Rocha Armada assume presidência da Associação Europeia de Gestão Financeira. Foto: DR

O professor catedrático da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Manuel Rocha Armada, assumiu a presidência da Associação Europeia de Gestão Financeira (EFMA, sigla do inglês), e torna-se o primeiro português a chegar à liderança desta associação, que foi criada em 1991 e que reúne várias centenas de investigadores.

A nomeação de Manuel Rocha Armada foi anunciada no Meeting Anual da EFMA, em Milão, Itália, que o leva pela segunda vez ao cargo que já tinha ocupado em 2011. Como Presidente da EFMA é responsável pela organização da Conferência Anual da EFMA, que vai realizar-se em junho de 2019, em Ponta Delgada, nos Açores.

A conferência anual EFMA é uma referência mundial na área, e vai contar com a presença do Nobel da Economia Robert Merton, do MIT, EUA. Já na Conferência Anual que Manuel Rocha Armada organizou em 2011, na Universidade do Minho, contou com a participação de William Sharpe, Prémio Nobel, da Universidade de Stanford, EUA.

Manuel Rocha Armada foi ainda nomeado, há dias, como o próximo presidente da ‘Portuguese Finance Network’, mais uma vez reocupando o cargo que também exerceu em 2000.

Manuel José Rocha Armada é licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa, mestre em Management Science pela Universidade de Kent e doutor em Business Administration pela Manchester Business School, ambas do Reino Unido.

O professor e investigador faz parte do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho, é membro da Academia Mexicana de Ciências da Administração e do conselho editorial de revistas internacionais, como a ‘European Journal of Finance’, ‘The International Journal of Business’ e ‘Finance India’. Integrou também equipas diretivas/científicas da Associação Europeia de Finanças, da Sociedade Multinacional de Finanças e da Conferência Global de Finanças.

Manuel José Rocha Armada é professor convidado nas universidades de Bérgamo, em Itália, Mackenzie, em São Paulo e Unisinos, no Brasil, Saragoça e Santiago de Compostela, em Espanha, e foi visiting scholar na London Business School, Manchester Business School, ambas no Reino Unido e The Wharton School, nos EUA, entre outras.

O professor tem sido orador convidado de várias conferências internacionais e distinguido com vários prémios científicos.