Marcelo nas cerimónias em Paris do Armistício da Primeira Guerra Mundial

Comemorações do Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial decorrem em Paris, com uma cerimónia no Arco do Triunfo, no dia 11 de novembro. O Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, está presente, a convite do homólogo francês Emmanuel Macron.

Marcelo nas cerimónias em Paris do Armistício da Primeira Guerra Mundial
Marcelo nas cerimónias em Paris do Armistício da Primeira Guerra Mundial. Arco do Triunfo é o centro das celebrações. Foto: Rosa Pinto

A convite do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa nas Comemorações do Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial, em Paris, no dia 11 de novembro.

A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão, em Compiègne, em França, pondo fim à guerra na frente ocidental, com efeito a partir das 11 horas do dia 11 de novembro de 1918. Uma guerra onde ao lado dos aliados, participaram tropas portuguesas, a partir de 2017, e a partir de 2014, em Angola e Moçambique. Em França viriam a morrer cerca de 500 soldados portugueses na batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918, e onde foram feitos prisioneiros mais de 7 mil.

A cerimónia comemorativa do centenário do Armistício decorre no Arco do Triunfo, às 11h00 do dia 11 de novembro, e depois já na parte da tarde do mesmo dia todos os Chefes de Estado e de Governo presentes nas comemorações participam na abertura oficial do “Fórum de Paris sobre a Paz”.

Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitando a deslocação a Paris, visita no dia 10 de novembro, a exposição “Gris, vide, cris” na Fundação Calouste Gulbenkian, com obras de Rui Chafes e Alberto Giacometti, bem como a exposição “Les contes cruels de Paula Rego” no Musée de l’Orangerie.