Marcelo recebe Han Zheng, Vice-Presidente da China, em Belém

Análise de assuntos de interesse a Portugal e à China e da atualidade internacional constam do encontro entre o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e Han Zheng, Vice-Presidente da China, que está de visita de Estado a Portugal.

Marcelo recebe Han Zheng, Vice-Presidente da China, em Belém
Marcelo recebe Han Zheng, Vice-Presidente da China, em Belém. Foto: © TVEuropa

Marcelo Rebelo de Sousa recebe no palácio de Belém o Vice-Presidente da República Popular da China, Han Zheng. O politico chinês que se encontrou, uma hora antes, com o Primeiro-Ministro, António Costa, em São Bento, está a fazer uma visita de Estado a Portugal a convite do Presidente da República.

Na agenda consta, no dia 8 de maio, um o almoço de trabalho entre Marcelo Rebelo de Sousa e Han Zheng, que, indica nota da Presidência da Republica, “visará prosseguir o aprofundamento das excelentes relações entre os dois países, momento onde, em conjunto, serão analisados e desenvolvidos assuntos da agenda bilateral entre a República Popular da China e Portugal, bem como matérias referentes à atualidade internacional”.

Han Zheng possui um bom conhecimento sobre as relações com Portugal dado que antes de ser designado pelo Presidente chinês, Xi Jinping, como seu Vice-Presidente, era responsável no partido chinês pelos assuntos de Macau e Hong Kong.

Portugal possui interesse que os acordos estabelecidos, quando da passagem de Macau para a China em 1999, se mantenham e se cumpram. A China possui vários investimentos em Portugal e boas relações económicas com países africanos de língua portuguesa, para além de haver uma vasta comunidade de chineses em Portugal.

No contexto internacional a China é uma potência económica em diversos domínios pelo que na esfera da politica internacional a China é forçosamente um interlocutor a ter em conta nos mais variados planos dos atuais cenários globais, como é o caso da situação na Ucrânia.