Marinha alerta para agravamento do mar junto à costa

Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para agravamento do estado do mar nas próximas horas para a faixa litoral do continente. Aconselham a adoção de medidas de segurança e de prevenção no mar e em terra junto à costa.

Marinha alerta para agravamento do mar junto à costa
Marinha alerta para agravamento do mar junto à costa. Foto: Rosa Pinto

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional emitiram um alerta para a situação de agravamento das condições do estado do mar para toda a faixa litoral do continente. É recomendado o reforço da amarração e uma vigilância cuidada das embarcações atracadas.

A todos os envolvidos em atividades ligadas ao mar, a Marinha aconselha a “consulta regular, durante o dia de hoje, dos avisos à navegação e da previsão meteorológica e outras informações sobre a praticabilidade dos portos, junto das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”.

A Marinha aconselha a quem, por necessidade profissional, tenha de estar no mar, que se “certifique do estado de conservação dos equipamentos de salvação individuais e coletivos”, e recorda que devem ser observadas “as boas práticas para o seu uso”.

Também aconselha que sejam verificados “os equipamentos rádio e de emissão de alertas, e.g. radiobalizas de emergência (EPIRB)” para confirmar se “se encontram em bom estado de funcionamento”.

Aos pescadores lúdicos, a Marinha aconselha “cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba, nas frentes costeiras normalmente utilizadas para a prática de pesca à cana”.

À população em geral, a Marinha, recomenda que evite passear junto à costa e aproximar-se “das zonas de rebentação, em especial junto aos molhes das entradas dos portos e zonas de praia”.

A Marinha prevê que as “condições terão maior incidência ao longo de toda a faixa litoral oeste, situação que se manterá sem grandes alterações até ao final da manhã de terça-feira, dia 3 de janeiro”.

“O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa, tlf. 214401919), os meios navais da Marinha e os meios marítimos do Instituto de Socorros a Náufragos e da Autoridade Marítima Nacional, encontram-se permanentemente de alerta e em prontidão para dar resposta a situações de emergência no mar”.