Marinha em missão de fiscalização de pesca no mar da Terra Nova

Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo está em missão de fiscalização nos Grandes Bancos do mar da Terra Nova, no Canadá. A fiscalização sobre as atividades de pesca, ao serviço da Autoridade Nacional da Pesca, decorre todo o mês de agosto.

Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo
Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo. Foto: Marinha

O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo, da Marinha, está dar apoio a Autoridade Nacional da Pesca numa missão de fiscalização da atividade da pesca nos Grandes Bancos do mar da Terra Nova, no Canadá, que decorre até 30 de agosto.

A bordo do navio da Marinha seguem dois inspetores de pescas da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), um inspetor de pesca da entidade homóloga da Letónia e um coordenador da Agência Europeia de Controlo de Pescas (EFCA).

A missão levará o Viana do Castelo a navegar cerca de 7.000 milhas, ou seja, o equivalente ao diâmetro do planeta Terra, “realizando ações de fiscalização a embarcações de pesca em águas internacionais nos Grandes Bancos da Terra Nova, no Atlântico Noroeste, numa área de cerca de 2.700.000 quilómetros quadrados, denominada por área da convenção North Atlantic Fishing Organization (NAFO).”

Em comunicado a Marinha indica que no decorrer da missão está prevista “uma escala logística no porto canadiano de St. John’s, Newfoundland (Terra Nova). Um porto intrinsecamente ligado à história marítima das campanhas portuguesas da pesca do bacalhau, que ali acolheu durante décadas navios de pesca portugueses.”

A missão que envolve o NRP Viana do Castelo é, como indica a Marinha, um “contributo de Portugal para a preservação e exploração sustentada dos recursos de pesca existentes na área convencionada”. O objetivo é a salvaguarda do “ecossistema marinho numa região do globo onde, para além de navios de pesca portugueses, pescam com frequência inúmeros navios de diferentes nacionalidades.”