Máscaras do Mundo na Biblioteca Municipal de Penamacor

Biblioteca Municipal de Penamacor recebe, até ao dia 27 de março, a mostra Máscaras do Mundo. São mais de 30 peças em exposição, complementadas por gravuras em papel e informação escrita sobre o tema.

Máscaras do Mundo na Biblioteca Municipal de Penamacor
Máscaras do Mundo na Biblioteca Municipal de Penamacor. Foto: DR

A exposição Máscaras do Mundo, da autoria de Francisco Abreu e Manuela Abreu, está visitável na Biblioteca Municipal de Penamacor, até ao dia 27 de março. Francisco Abreu começou a ter curiosidade sobre as mascaras no tempo de estudante e, mais tarde, já professor de Filosofia, percecionou a relação entre o Teatro Grego e a utilização de máscaras para a mudança da imagem do ator, na alteração da projeção de voz ou na utilização de figuras femininas.

“O Teatro Grego nasceu em plena democracia como forma de expressão dos sentimentos que na sociedade grega iam nascendo, forma de expressão dos medos e das relações com o sagrado”, explicou Francisco Abreu.

Posteriormente, o professor de Filosofia alimentou o interesse pelas mascaras através da procura do que são estas peças para outras culturas. Para o autor da exposição, as máscaras constam das mais diversas expressões culturais, dos mais diversos povos do globo, e não estando só associadas ao Carnaval.

Francisco Abreu e Manuela Abreu possuem mais de 50 máscaras na sua coleção, sendo que nesta exposição estão mais de três dezenas, complementadas por gravuras em papel e informação escrita sobre o tema.

Francisco Abreu é natural de Penamacor, onde estudou e lecionou, antes de se assumir o cargo de diretor regional do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco. Depois disso, começou a lecionar em Évora e, desde 1987, que é vereador na Câmara Municipal ou membro da Assembleia Municipal de Penamacor. É fundador e ex-dirigente da Menagem – Associação Cultural e de Desenvolvimento de Penamacor. Também Manuela Abreu é natural de Penamacor, foi funcionária da Caixa Geral de Depósitos e dirigente associativa da Menagem, estando, igualmente, por diversas vezes ligada às atividades culturais da Biblioteca Municipal do concelho.

A exposição Máscaras do Mundo pode ser vista durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Penamacor, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 até 27 de março.