‘Matemática do mar’ é tema do Prémio Pedro Matos 2017

Concurso nacional de matemática ‘Prémio Pedro Matos 2017’, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria e destinado a estudantes do ensino secundário, tem inscrições abertas até 15 de abril. O tema deste ano da 9ª edição do prémio é a ‘Matemática do Mar’.

Prémio Pedro Matos 2017
Prémio Pedro Matos 2017

Prémio Pedro Matos 2017 promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria tem este ano como mote a ‘Matemática do Mar‘. O concurso nacional destina-se aos estudantes do ensino secundário, e tem como objetivo “distinguir a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos”.

Os estudantes, de todo o país, podem participar com trabalhos desenvolvidos de acordo com um ou mais tópicos relacionados com a temática, “por exemplo: atividades desportivas marítimas; construção de navios; cordas, nós, redes; estatísticas da pesca; fauna marinha; ondas, marés, maremotos, entre outros.” Os estudantes podem candidatar-se, individualmente ou em grupo com o máximo de 3 estudantes. Do grupo pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário, ao qual cabe o papel de orientador.

As inscrições estão abertas até 15 de abril, e a receção de candidaturas até 31 de maio. Os três melhores trabalhos originais serão distinguidos com um prémio monetário. O primeiro prémio tem um valor monetário de 800 euros, o segundo prémio é de 500 euros e o terceiro é de 300 euros. Será também atribuído um prémio aos professores orientadores dos grupos vencedores, assim como às instituições de ensino às quais pertencem os professores orientadores dos três grupos.

A organização do concurso do Prémio Pedro Matos que já vai na 9.ª edição cabe ao Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. A entrega dos prémios decorrerá a 13 de julho, na Escola de Verão da Sociedade Portuguesa de Matemática que este ano decorre em simultâneo com a 10.ª edição do Mat-Oeste, encontro anual dedicado ao ensino da matemática na região Oeste, promovido pelo Politécnico de Leiria.