Matosinhos lança concurso BluAct para apoiar projetos ligados à economia do mar

Concurso BluAct está aberto até 9 de fevereiro para empreendedores que pretendam vir a desenvolver, em Matosinhos, uma ideia de negócio nas áreas do turismo, desporto, moda, investigação ou formação ligada à economia do mar.

0
Matosinhos lança concurso BluAct para apoiar projetos ligados à economia do mar
Matosinhos lança concurso BluAct para apoiar projetos ligados à economia do mar. Foto: © Rosa Pinto

O projeto BluAct pretende apoiar empreendedores, em Matosinhos, nas áreas da economia do mar. Até 9 de fevereiro de 2020 os empreendedores podem candidatar-se submetendo ideias de negócio nas áreas do turismo, desporto, moda, investigação ou formação, bem como empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, em atividades com impacto significativo na economia do mar.

O projeto candidato selecionado é distinguido com prémio que consiste na realização de um programa de aceleração e incubação, durante um ano, no UPTEC Mar, em Leça da Palmeira.

Para além do primeiro classificado geral, é atribuído um prémio extra para os projetos empresariais vocacionados para a sustentabilidade e economia circular, patrocinado pelo Super Bock Group, no valor máximo de 5 mil euros.

O concurso BluAct é promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e insere-se numa rede de transferência que envolve outras cidades portuárias europeias, incluindo Piraeus na Grécia, Burgas na Bulgária, Mataro em Espanha, Ostend na Bélgica, Galati na Roménia e Salerno na Itália. O objetivo da rede BluAct é compartilhar boas práticas no empreendedorismo da Economia Azul, e tem o apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

Os interessados podem candidatar-se através do preenchimento de um formulário online disponível em www.cm-matosinhos.pt/p/BluAct, onde também é disponibilizado o regulamento do concurso. Após a fase de apresentação de candidaturas, irão ser selecionadas as 10 melhores ideias. O processo de seleção termina a 2 de março de 2020, com o anúncio dos três melhores projetos

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, referiu: “A dinamização da economia do mar é, sem dúvida, uma aposta estratégica do município”, e acrescentou: “O mar posiciona-se, hoje, como um recurso que tem captado a atenção dos centros de investigação e empresas inovadoras e, por essa razão, temos apostado em preservar o carácter tradicional do setor, abrindo-o, contudo, à inovação”, que é “exatamente este um dos grandes objetivos do BluAct”.

Nos dias 27 a 29 de janeiro de 2020, Matosinhos recebe o encontro que reúne todas as cidades envolvidas no projeto BluAct, que é financiado pelo URBACT III, um programa da União Europeia que pretende ajudar as cidades a desenvolver soluções sustentáveis nas áreas da economia do mar.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!