MatosinhosHabit reforça apoio ao arrendamento

Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento de Matosinhos vai ter novas medidas de acesso para 2023. As novas medidas devem levar ao aumento do apoio às famílias tendo em conta o atual contexto socioeconómico e o mercado de arrendamento.

MatosinhosHabit reforça apoio ao arrendamento
MatosinhosHabit reforça apoio ao arrendamento. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit vão introduzir, em 2003, no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, uma nova fórmula de cálculo do apoio, a aplicar a todas as famílias que integram o Programa. A nova fórmula de cálculo deverá levar a um aumento do valor do apoio mensal atribuído pelo município a cada família.

Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, esclareceu que “esta nova fórmula de cálculo inclui a alteração dos rendimentos base de acesso ao programa, adequando o regulamento ao atual contexto socioeconómico, priorizando ainda determinadas situações sociais, nomeadamente vítimas de violência doméstica.”

“Uma das grandes novidades é também, a majoração em 10% do valor do apoio das candidaturas dos jovens”, acrescentou a responsável da MatosinhosHabit.

Dados da empresa indicam que ao longo dos dois últimos anos, o programa tem registado um aumento crescente de procura. A justificação apresentada é de que o programa dá uma resposta célere e adequada a muitas famílias que, embora com dificuldades económicas, reúnem condições para se manter no mercado de arrendamento privado.

Como o objetivo do Programa para 2023 é fornecer apoio efetivo a uma média de 800 famílias por mês.

O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apoia economicamente munícipes através de uma comparticipação mensal de uma parte do valor da renda. A operacionalização do programa é feita pela empresa municipal desde 2009. Os serviços efetuam, de acordo com o regulamento do programa, a análise das candidaturas e a sua constante reavaliação.