Medicamento para osteoporose mostra ser eficaz contra o cancro da mama resistente

Medicamento lasofoxifeno, usado no tratamento da osteoporose, mostra ser mais eficaz no tratamento do cancro da mama resistente à terapia, do que os medicamento fulvestrant usado atualmente.

Medicamento para osteoporose mostra ser eficaz contra o cancro da mama resistente
Medicamento para osteoporose mostra ser eficaz contra o cancro da mama resistente. Foto: © Rosa Pinto

Estão em curso ensaios clínicos com o medicamento lasofoxifeno depois dos cientistas terem descoberto que o medicamento poder ser um tratamento mais seguro e eficaz para o cancro da mama do que o tratamento padrão atual.

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que em 2020, 2,3 milhões de mulheres em todo o mundo foram diagnosticadas com cancro da mama, tendo a doença causado 685.000 mortes. Os tratamentos podem ser altamente eficazes, mas os médicos estão constantemente à procura de métodos mais eficazes para retardar o crescimento e a disseminação dos tumores do cancro da mama.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Chicago, EUA, descobriu que o lasofoxifeno, um medicamento usado para tratar a osteoporose, pode ser um desses tratamentos mais eficazes. Num estudo publicado na Breast Cancer Research, a equipa de cientistas descreve que descobriu que o lasofoxifeno superou o fulvestrant, o medicamento padrão atual, na redução ou prevenção do crescimento do tumor primário do cancro da mama em ratos.

O medicamento também foi mais eficaz na prevenção de metástases no pulmão, fígado, ossos e cérebro – as quatro áreas mais comuns de disseminação do cancro da mama. Além disso, embora o fulvestrant e outros medicamentos semelhantes causam muitas vezes efeitos colaterais indesejáveis, semelhantes aos da menopausa, o lasofoxifeno não produziu alguns desses sintomas em ratos.

Para Geoffrey Greene, presidente do Departamento de Investigação do Cancro de Ben May da Universidade de Chicago e autor sénior do artigo, as pessoas devem estar muito entusiasmadas com esta descoberta, pois “além de ser mais eficaz, esse medicamento é mais eficaz no tratamento, incluindo na densidade óssea e em alguns outros sintomas, como atrofia vaginal.”

A equipa de investigação usou a Advanced Photon Source (APS), um Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) do Laboratório Nacional de Argonne do DOE, para confirmar que o lasofoxifeno se liga às moléculas recetoras de estrogénio. Cerca de 75% dos cancros da mama são positivos para recetores de estrogénio ou ER-positivos. Isto significa que as células cancerosas têm recetores que respondem ao hormônio estrogénio e o usam para alimentar o tumor e fazer com que ele cresça.

O APS usa raios X ultrabright para iluminar as estruturas de proteínas como os recetores de estrogénio, muitas vezes procurando ver se os compostos da droga se ligam a essas proteínas. “É raro encontrar um composto medicamentoso que prometa tanto em tornar-se num tratamento. Esta é uma descoberta potencialmente muito importante.”

Embora eficazes, medicamentos como o fulvestrant podem causar efeitos colaterais semelhantes aos da menopausa, incluindo perda de densidade óssea, ondas de calor e atrofia vaginal.

Estudos observacionais anteriores sobre o lasofoxifeno descobriram que, além de prevenir a perda óssea, também era eficaz na prevenção do cancro da mama, reduzindo a incidência do cancro da mama ER-positivo em cerca de 80%, em comparação com outros medicamentos.

“Tem um bom perfil de segurança, mantém a densidade óssea, previne a secura vaginal e não aumenta o risco de cancro uterino”, afirmou Geoffrey Greene.

Mas para os cientistas mesmo estando claro que o lasofoxifeno poderia ajudar a prevenir o cancro da mama, ainda não sabiam se o medicamento também tinha propriedades para combater o tumor.

Investigadores da Universidade de Chicago trabalharam com ratos que tinham tumores de cancro da mama ER-positivos com mutações de ativação ER. Eles trataram alguns dos ratos com lasofoxifeno e outros com fulvestrant. Eles também testaram os dois medicamentos em combinação com o palbociclib, um medicamento comum de quimioterapia que previne a multiplicação das células cancerosas.

Eles descobriram que o lasofoxifeno foi mais eficaz do que o fulvestrant na prevenção do crescimento do tumor e na redução das metástases quando usado sozinho. A adição de palbociclib melhorou a eficácia de ambos os medicamentos, mas, mais uma vez, a combinação lasofoxifeno / palbociclib foi mais eficaz.

“Este estudo demonstrou que o lasofoxifeno parece ser superior, tanto sozinho, quanto em combinação, em comparação com o fulvestrant”, afirmou o cientista.

Além de ter menos efeitos colaterais, o lasofoxifeno oferece vários outros notáveis benefícios. Ao contrário do fulvestrant, que é injetado, o lasofoxifeno pode ser tomado por via oral. Ele também tem uma meia-vida longa, o que significa que permanece no corpo por muito tempo.

“O que se pretende é que sempre que um novo recetor de estrogénio for sintetizado, especialmente se tiver uma mutação, haja um medicamento para o bloquear”, explicou Greene. “Uma das vantagens do lasofoxifeno é que é mais provável que este esteja aí para fazer o seu trabalho.”

Um ensaio clínico de fase 2 está em curso na faculdade de medicina da Universidade de Chicago para estudar o lasofoxifeno como um tratamento de segunda linha em mulheres pós-menopáusicas com cancro da mama metastático ER positivo que têm mutações ER. Ainda um outro ensaio clínico está a envolver pacientes, para estudar o lasofoxifeno em combinação com o abemaciclibe, um medicamento quimioterápico semelhante ao palbociclibe.

“A maioria das mulheres com cancro da mama metastático ER-positivo são atualmente tratadas com fulvestrant, mas com base no nosso estudo, não considero que seja o melhor medicamento para esse efeito”, referiu Muriel Laine, investigadora associada do Departamento de Ben May e autor principal do estudo. “O lasofoxifeno definitivamente parece ser mais promissor para essas mulheres”.