Medicamentos antirreumáticos podem prevenir doenças da tireoide

Medicamentos antirreumáticos usados para artrite reumatoide podem prevenir o desenvolvimento de doenças autoimunes da tireoide

Medicamentos antirreumáticos podem prevenir doenças da tireoide
Medicamentos antirreumáticos podem prevenir doenças da tireoide

É conhecido, em medicina, que os pacientes com artrite reumatoide apresentam risco aumentado de doenças autoimunes da tireoide, como a doença de Hashimoto e a doença de Graves. Embora os pacientes com artrite reumatoide sejam geralmente tratados com medicamentos imunomoduladores que afetam o sistema imunológico, esses medicamentos raramente são usados ​​em doenças autoimunes da tireoide. Em vez disso, esses pacientes são tratados com hormônio tireoidiano para compensar as alterações na função tireoidiana normal que acompanham a doença autoimune da tireoide.

Os investigadores do Instituto Karolinska, Suécia, analisaram se os medicamentos imunomoduladores que reduzem a inflamação nas articulações de pacientes com artrite reumatoide também poderiam reduzir o risco de esses pacientes desenvolverem doenças autoimunes da tireoide.

Estudos anteriores em ratos já tinham sugerido que os medicamentos antirreumáticos modificadores de doença s chamados, um tipo de medicamento imunomodulador usado para tratar a artrite reumatoide, podiam reduzir a inflamação na glândula tireoide. Ainda assim, o conhecimento sobre se este efeito aplicado aos seres humanos é limitado, referiu a equipa de investigação.

Os investigadores usaram dados entre 2006 e 2018 de mais de 13.000 pacientes com artrite reumatoide e do tratamento a que foram submetidos, bem como dados de mais de 63.000 indivíduos num grupo de controlo correspondente sem artrite reumatoide.

Os investigadores descobriram que o risco de desenvolver uma doença autoimune da tireoide entre pacientes com artrite reumatoide era menor após o início da doença reumática do que antes do diagnóstico, como é descrito em artigo publicado no Journal of Internal Medicine.

A redução mais pronunciada no risco de doença autoimune da tiroide foi observada em doentes com artrite reumatoide tratados com medicamentos imunomoduladores ou “DMARDs biológicos”. Nestes pacientes, o risco de doença autoimune da tireoide foi 46% menor do que no grupo controle sem artrite reumatoide.

“Os resultados apoiam a hipótese de que certos tipos de medicamentos imunomoduladores podem ter um efeito preventivo nas doenças autoimunes da tireoide”, disse Kristin Waldenlind, investigadora do Departamento de Medicina de Solna, Divisão de Epidemiologia Clínica do Instituto Karolinska, especialista em reumatologia do Hospital da Universidade Karolinska e primeira autora do estudo.

A investigadora acrescentou: “Os nossos resultados não provam que foi o tratamento com medicamentos imunomoduladores que levou à redução do risco de doenças autoimunes da tireoide, mas fornecem suporte para essa hipótese. Os resultados, se puderem ser replicados em estudos posteriores, abrem a possibilidade de estudar mais diretamente em ensaios clínicos se os medicamentos imunomoduladores atualmente utilizados para a artrite reumatoide também poderiam ser usados ​​para o tratamento precoce de doenças autoimunes da tireoide, ou seja, para novas áreas de uso desses medicamentos, conhecidas como reaproveitamento de medicamentos.