São várias as recomendações e medidas a adotar para contrariar a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a correspondente doença COVID-19, numa altura em que a Organização Mundial de Saúde já a considerou ter atingido o nível de pandemia.
Uma medida como a “lavagem frequente das mãos com sabão e água quente durante 20 segundos” está “comprovada que reduzir a transmissão de doenças”, referiu Marc Lipsitch, professor de epidemiologia e diretor do Centro de Dinâmica de Doenças Transmissíveis da Harvard TH Chan School of Public Health.
Há muitas outras medidas com comprovada eficácia na prevenção/ação largamente divulgadas e que foram importantes no sucesso verificado até agora na China.
As medidas a adotar em face da atual situação parece terem de deitar de ser simples atos voluntários mas assumirem a obrigação de responsabilidade de cada uma das pessoas em face das projeções de Marc Lipsitch que apontam para que “20% a 60% da população adulta do mundo possa ser infetada pelo novo coronavírus e, dessa, 1% pode morrer de COVID-19”.
De acordo com os atuais dados das projeções “morrerão milhões de pessoas” e acrescentou que considera que agora é quase inevitável que haja uma transmissão global e tenha um grande impacto em todo o mundo.
Já não há qualquer dúvida que devem ser seguidas com máximo rigor as várias orientações das autoridades de saúde, nacionais e internacionais. Mas há outras simples que devem ser tomadas individualmente medidas como sejam:
■ Lavar com sabão e ou desinfetar as mãos frequentemente;
■ Lavar a cara e o cabelo com sabão sempre que chegue a casa;
■ Limpar e desinfetar frequentemente as casas de banho públicas e privadas, como sejam as dos estabelecimentos de restauração e outros lugares públicos e privados;
■ Antes e depois de usar equipamentos devem ser limpos e desinfetados, ou usar luvas descartáveis para a manipulação dos seguintes meios:
• Maçanetas das portas, botões de ascensores, corrimãos, garras das portas dos veículos;
• Ratos, teclados e ecrãs de computador e tampos das secretárias;
• Telemóveis, comandos móveis de equipamentos;
• Manípulos de trotinetes, bicicletas, e de outros veículos bem como volantes;
• Nos transportes públicos, dada uma possível proximidade com outros passageiros, use mascara e nunca leve as mãos à cara, se possível use toalhetes com produtos desinfetante para limpar as mãos antes de entrar e depois de sair do veículo;
■ Nos supermercados, use luvas descartáveis sempre que usa um carrinho de compras;
■ Evite pegar em notas e moedas, sempre que possível pague as compras com cartão digital.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta