Meditação e o yoga são um tratamento adjuvante da COVID-19

Práticas de meditação e yoga possuem efeitos anti-inflamatórios e outros benefícios para a saúde e podem ser usados para tratar e prevenir a COVID-19. Estudo indica haver reforço do sistema imunológico.

Meditação e o yoga são um tratamento adjuvante da COVID-19
Meditação e o yoga são um tratamento adjuvante da COVID-19

Certas práticas de meditação, yoga asana (posturas) e pranayama (respiração) podem ser meios adjuvantes eficazes para tratar e / ou prevenir a infeção por SARS-CoV-2, indica estudo publicado na revista “The Journal of Alternative and Complementary Medicine”.

Deepak Chopra, da Universidade da Califórnia, San Diego, e William Bushell, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e investigadores da Universidade de Harvard e da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan descrevem, no artigo, os efeitos anti-inflamatórios associados à meditação e ao yoga.

A “breve visão geral dos assuntos-chave” mostrou “evidências de modulação do stress e da inflamação, além de evidências preliminares de possíveis formas de melhoramento do sistema imunológico, acompanhando a prática de certas formas de meditação, ioga e pranayama, além de possíveis implicações para contrariar algumas formas de desafios infeciosos”.

Os investigadores concluem que “a meditação e o ioga podem potencialmente melhorar a atividade da melatonina, uma das substâncias naturais pleiotrópicas mais benéficas conhecidas”. A melatonina foi identificada pelos investigadores como “uma substância que deve ser investigada para possível tratamento contra o COVID-19.” Dado que foi demonstrado em modelos animais que “a melatonina é protetora contra a lesão pulmonar induzida por ventilador”.

Os investigadores também reconhecem que, “no contexto da pandemia de SARS-CoV-2, as ideias apresentadas no estudo devem ser submetidas a uma investigação científica mais rigorosa”.