Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto no dia 22 de abril

Primeira edição da Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto decorre dia 22 de abril, domingo. A partida é na marginal de Leça da Palmeira e a meta junto ao farol de Leça, numa distância de 21 quilómetros. Dois mil atletas já estão inscritos.

Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto no dia 22 de abril.
Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto no dia 22 de abril. Foto: Rosa Pinto

A primeira edição da Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto, com 21 quilómetros de prova, vai decorrer à beira-mar, no dia 22 de abril, com início às 10h00. Os atletas partem na marginal de Leça da Palmeira e a meta está instalada junto ao farol de Leça. O percurso da prova liga, assim, o Mercado de Matosinhos ao Cabo do Mundo.

A organização desta primeira edição da Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto é da Runporto, e tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, da Matosinhos Sport e da Associação de Atletismo do Porto.

Esta prova substitui a Corrida do Mar e a Marginal à Noite, realizadas nos últimos anos. Agora a competição tem uma distância standard no panorama atlético nacional e internacional, fazendo parte, desde 2016, do programa dos Campeonatos Europeus de Atletismo.

A iniciativa desportiva desenrola-se num cenário marcado pela paisagem e pelo património, com passagem pela Ponte Móvel, pelo Mercado Municipal de Matosinhos, pelo Castelo de Leça e pela marginal desenhada por Álvaro Siza Vieira. Para além da prova competitiva, a iniciativa inclui, também, uma mini maratona caminhada de sete quilómetros de extensão, esta sem fins competitivos.

Estão já inscritos nesta primeira edição da Meia Maratona cerca de dois mil participantes, destacando-se grandes nomes do meio-fundo e fundo nacional, como os sportinguistas Rui Pedro Silva, José Moreira e Hélder Santos.

A Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto pretende dar resposta a “um aumento do número de praticantes da corrida, apresentando-lhes um novo desafio, e ao objetivo municipal de estimular o exercício físico e a adoção de hábitos de vida saudáveis, promovendo o concelho de Matosinhos e as excelentes condições existentes para a prática da marcha e da corrida.”

Ainda em abril vai decorrer o programa “Põe-te a Mexer”, com as já habituais caminhadas gratuitas aos domingos de manhã.

De acordo com os dados da Runporto o percurso pormenorizado da meia maratona envolve a partida na zona pedonal, Av. da Liberdade, retorno junto à Rua Heróis da África, Av. da Liberdade, retorno na rotunda Rochedo, Av. da Liberdade, Av. Antunes Guimarães, retorno na rotunda com Av. Dr. António Macedo, Av. Antunes Guimarães, Av. Dr. Fernando Aroso, Praça de Oliveira, Rua Congosta do Abade, retorno após a ponte na passadeira, Rua Congosta do Abade, Praça de Oliveira, Av. Dr. Fernando Aroso, Av. Antunes Guimarães, Av. da Liberdade, Rua de Almeiriga Norte, retorno antes da Rua das Areias, Rua de Almeiriga Norte, Av. Da Liberdade, parque de estacionamento do aterro, Av. Da Liberdade, com meta na zona pedonal.

As inscrições estão ainda abertas no website da Runporto.