Meimão é primeira Aldeia Segura Pessoas Seguras de Penamacor

Meimão foi classificada como Aldeia Segura Pessoas Seguras. A primeira aldeia de Penamacor a satisfazer os requisitos do programa que garante a proteção de pessoas e bens e dos edifícios na interface urbano-florestal em caso de incêndio.

Meimão é primeira Aldeia Segura Pessoas Seguras de Penamacor
Meimão é primeira Aldeia Segura Pessoas Seguras de Penamacor. Foto: DR

A freguesia de Meimão foi formalmente constituída como a primeira Aldeia Segura Pessoas Seguras do concelho de Penamacor. No edifício de eventos, agora sinalizado como refúgio/abrigo, foram dados esclarecimentos sobre os objetivos do programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, para sensibilizar e instruir a população para os comportamentos a adotar em caso de incêndio.

Também foi apresentado o Oficial de Segurança Local, que, entre outras funções, servirá como elemento “chave” e facilitador na operacionalização do programa, em caso de necessidade.

O evento teve a presença dos elementos da Junta de Freguesia local, da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Raquel Marques, do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penamacor, Bruno Cunha, e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, representada pelo Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, José Neves, e pelo técnico Carlos Lopes.

O programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de outubro, destina-se a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens e dos edifícios na interface urbano-florestal, com a Implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando os pontos críticos e locais de refúgio, e visa ainda promover a sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais, por forma a reforçar a sua segurança.