Melhor PAP Nacional – Geração + mostrou alunos com talento

Projeto Student Stats de Tiago Marques Lima, da Escola Ruiz Costa, em Matosinhos, vence Prémio Sustentabilidade na 4ª edição da Melhor PAP Nacional Geração +. A grande vencedora do concurso foi Helena Real com “Kit de Arquitetura”.

0
Melhor PAP Nacional - Geração + mostrou alunos com talento
Melhor PAP Nacional - Geração + mostrou alunos com talento. Foto: DR

Tiago Marques Lima, da Escola Ruiz Costa, em Matosinhos, foi distinguido com prémio de sustentabilidade, na 4ª edição da Melhor PAP Nacional Geração + 18 anos com o projeto Student Stats. O aluno é finalista do Curso de Programação de Sistemas Informáticos.

O projeto consiste no desenvolvimento de uma aplicação “web“, que permite a alunos, professores e encarregados de educação, consultarem e acederem, a partir de qualquer lugar, a informações relacionadas com o percurso escolar de um aluno, actividades escolares, planificações, tarefas, projetos, avaliação, assiduidade, entre outras.

“Uma das principais funcionalidades desta aplicação é a eficácia na gestão escolar, bem como uma melhoria na comunicação escola-família, através da divulgação de informações acerca dos alunos”, salientou Tiago Lima, vencedor na categoria Prémio Sustentabilidade da Geração +.

Vencedores da Melhor Prova de Aptidão Profissional (PAP) Nacional

O grande vencedor da 4ª Edição da iniciativa “A Melhor PAP Nacional Geração +” coube ao projeto de Helena Real, de 19 anos, finalista do Curso de Técnico de Desenho Digital 3D, da Escola Profissional Digital, em Lisboa. O projeto “Um kit de arquitetura” permite a qualquer pessoa, sem conhecimentos técnicos na área, montar a sua própria maqueta, de forma descomplicada e divertida, para que assim possa simular, por exemplo, a casa dos seus sonhos através da construção de uma maqueta de fácil utilização.

Além do vencedor foram distinguidos os autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri. Os vencedores fora:

Prémio Apresentação: Liane Martins Ferreira com o projeto À Descoberta de Braga Oculta, Curso Técnico Profissional de Turismo, da Profitecla de Braga.

Prémio Criatividade: Vítor Lima com o projeto Arte Digital e Foto Manipulação, do Curso Técnico Profissional de Design Gráfico, da Escola Profissional de Braga.

Prémio de Sustentabilidade: Tiago Marques Lima, da Escola Ruiz Costa, em Matosinhos;

Prémio Júri: Ângela Taborda, Ângela Jesus, Bruna Jesus, Juliana Mendonça, com o projeto Portus – Turismo em Comunidade, Curso Técnico Profissional de Turismo, da Profitecla Porto.

Iniciativa nacional Geração+

Após o seu percurso formativo e como forma de demonstrar a experiência adquirida, os jovens têm a oportunidade de apresentar a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) que consiste num projeto transdisciplinar, integrador de todos os saberes e competências, aprendidos e desenvolvidos ao longo da formação. Esta prova é apresentada perante um júri no final do 3º ano, com defesa da qual, o aluno termina o seu curso mostrando-se qualificado profissionalmente enquanto técnico especializado nível IV e habilitado com o 12º ano de escolaridade.

O Concurso “A Melhor PAP Nacional” tem por objectivo escolher e premiar em cada ano letivo, as cinco melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) de todas as Escolas Profissionais da Subholding Rumos Education, nomeadamente Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital), Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla (Profitecla).

A escolha das PAP’s que vão a concurso nacional é da responsabilidade de cada instituição escolar ou polo (no caso da Profitecla). Os autores dos 14 projetos de PAP’s que vão a concurso, são informados da participação, tendo até ao dia 21 de setembro, para melhoria dos respectivos trabalhos, antes da submissão ao júri nacional, no dia 3 de outubro. Posteriormente, o júri seleciona 5 das 14 PAP’s a Concurso de acordo com diferentes critérios – Estruturação do Projeto, Expressão Escrita, Criatividade/Inovação, Pertinência do projecto, Viabilidade do projecto, Apresentação Final/Defesa. Às outras quatro PAP’s serão atribuídos os prémios de abordo com as seguintes categorias – Prémio Criatividade/Inovação, Prémio Sustentabilidade do Projeto, Prémio Apresentação, Prémio do Júri.

O autor da melhor PAP seleccionada pelo Júri Nacional será premiado com o “Prémio Rumos Education” de 1.000 euros. Aos autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri é atribuído o prémio no valor de 500 euros a cada categoria. Aos restantes participantes serão atribuídas menções honrosas.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!