Metropolitano de Lisboa investe 114,5 milhões de euros em carruagens e sinalização

Metropolitano de Lisboa aumenta a capacidade operacional com a aquisição de 42 novas carruagens e novo sistema de sinalização. O contrato de fornecimento envolve um investimento é de 114,5 milhões de euros e prevê que todas as carruagens sejam entregues até final de 2023.

Metropolitano de Lisboa investe 114,5 milhões de euros em carruagens e sinalização
Metropolitano de Lisboa investe 114,5 milhões de euros em carruagens e sinalização. Foto: DR

O Metropolitano de Lisboa (ML) assinou hoje, dia 8 de fevereiro, contrato de adjudicação para a aquisição de um novo sistema de sinalização ferroviária e a aquisição de 14 novas unidades triplas, correspondente a 42 carruagens, ao Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal, Lda, pelo valor de 114,5 milhões de euros.

A aquisição das 14 novas unidades triplas vai permitir melhorar a oferta de comboios e serviços do ML, aumentando o conforto e acessibilidade aos utentes deste meio de transporte. A aquisição também envolve um sistema de comunicação com os clientes que vai permitir informação variável e flexível e sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos.

Os novos sistemas CBTC considerados na adjudicação vão substituir o sistema da década de 70 e já obsoleto e assim, permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da sua frequência. Com os novos meios passa a ser possível garantir melhor regularidade do serviço público de transporte prestado pelo Metropolitano de Lisboa, com uma oferta mais eficaz de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.

O contrato agora firmado para a modernização do atual sistema de sinalização ferroviária do Metropolitano de Lisboa, inclui:

o fornecimento de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) com sistema de controlo automático e contínuo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC);

a instalação do sistema de controlo automático e contínuo de comboios CBTC em 70 comboios já existentes;

a implementação de funcionalidades de proteção Automatic Train Protection (ATP), de operação Automatic Train Operation (ATO) e de supervisão Automatic Train Supervision (ATS) em toda a extensão das linhas Azul, Amarela e Verde;

a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos pelo prazo de 3 anos após a receção provisória, incluindo toda a mão-de-obra, peças sobressalentes e consumíveis;

o fornecimento de stock após o período de manutenção previsto na alínea anterior, constituído pelas peças sobressalentes e consumíveis necessárias à manutenção por um período de 2 anos;

a formação técnica para operação e manutenção, parametrização, configuração ou regulação dos sistemas e equipamentos, por parte do Metropolitano de Lisboa;

e o fornecimento das peças rotáveis, ferramentas e equipamentos de teste.

O fornecimento das novas carruagens é feito por fases. O plano de trabalhos da proposta prevê que a primeira unidade tripla, composta por 3 carruagens, seja entregue no 2º semestre de 2022, sendo a entrega da 14ª e última unidade tripla prevista para final de 2023. As carruagens terão janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma fácil. O salão de passageiros também estará concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo, ao mesmo tempo, os requisitos dos lugares sentados cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal.

Esta adjudicação agora concretizada para aquisição de material circulante e de sistema de controlo automático dos comboios para a rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. é feita no seguimento do concurso público internacional lançado em setembro de 2018. O prazo global do contrato é de setenta e sete meses, contados após visto prévio do Tribunal de Contas.