Miguel de Castro Neto eleito Diretor da Escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa

O professor Miguel de Castro Neto é o novo diretor eleito da NOVA Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa. O novo diretor da Escola de Gestão de Informação sucede a Pedro Saraiva.

Miguel de Castro Neto eleito Diretor da Escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa
Miguel de Castro Neto eleito Diretor da Escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. Foto: DR

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, elegeu Miguel de Castro Neto para diretor. O professor Miguel de Castro Neto, que vinha exercendo o cargo de subdiretor, sucede a Pedro Saraiva que exercia o cargo desde 2018.

Miguel de Castro Neto, Professor Associado da NOVA IMS, Escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa, onde criou e dirige o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana.

O professor é diretor científico do Smart Campus Living Lab da Universidade Nova de Lisboa e diretor do Mestrado em Gestão de Informação e das Pós-Graduações em Smart Cities e em Business Analytics for Hospitality and Tourism. Miguel de Castro Neto é membro da equipa de coordenação do European Digital Innovation Hub AI4PA – Inteligência Artificial para a Administração Pública.

Miguel de Castro Neto foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos Constitucionais da República Portuguesa e Personalidade Smart Cities do Ano (Green Business Week 2017, Fundação AIP). Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros e Presidente do Concelho de Administração da Lisboa E-Nova, agência de energia de Lisboa.

O professor é membro da Plataforma para o Crescimento Sustentável, e ao longo da sua carreira foi Vice-Presidente da Data Science Portuguese Association, Presidente do Conselho de Curadores do Festival Terras Sem Sombra, Presidente do Conselho Técnico-Científico da Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu e Administrador Não Executivo da Empresa Municipal Parques Tejo.

Miguel de Castro Neto desenvolve o seu trabalho de investigação e ensino na área da Business Intelligence e das Smart Cities, com destaque para a criação da especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence do Mestrado em Gestão de Informação da NOVA Information Management School, classificado, pelo quarto ano consecutivo, como o “Best Master degree Program in Business Intelligence and Strategy in the World by Eduniversal” onde leciona as unidades curriculares de Business Intelligence.