Mil milhões de euros de crédito para jovens agricultores europeus

Jovens agricultores passam a ter acesso a uma linha de crédito para investimento de mil milhões de euros. A linha de crédito lançada hoje, pela Comissão Europeia e o BEI, vai permitir taxas de juros mais baixas e mais longos períodos de reembolso.

Mil milhões de euros de crédito para jovens agricultores europeus
Mil milhões de euros de crédito para jovens agricultores europeus. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) lançaram hoje uma linha de crédito de mil milhões de euros, destinada aos jovens agricultores. A linha de crédito vai ultrapassar determinadas limitações pois em 2017, foram rejeitados 27 % dos pedidos de empréstimo apresentados aos bancos por jovens agricultores europeus, em comparação com apenas 9 % para outras explorações agrícolas.

O pacote de mil milhões de euros, agora anunciado pelo comissário europeu responsável pela Agricultura, Phil Hogan, e pelo vice-presidente do BEI, Andrew McDowell, tem como objetivo alargar o acesso dos agricultores da União Europeia (UE) ao financiamento, e em especial os jovens agricultores.

Phil Hogan referiu: “O acesso ao financiamento é crucial e constitui muitas vezes um obstáculo para os jovens que pretendem abraçar esta profissão. Dado que 11 % dos agricultores europeus têm menos de 40 anos, o apoio aos jovens agricultores constitui uma prioridade para a Comissão Europeia e a política agrícola comum pós-2020”.

Para o vice-presidente do BEI responsável pela Agricultura e a Bioeconomia, Andrew McDowell, “o setor agrícola é a espinha dorsal da economia da UE e tem uma função fundamental a desempenhar, não só na produção de alimentos saudáveis, mas também na luta contra as alterações climáticas e a preservação do ambiente”.

“O BEI perspetiva o futuro do setor e pretende, com esta nova iniciativa, colmatar uma importante lacuna do mercado, o acesso ao financiamento que falta aos agricultores, em especial à próxima geração de agricultores. Esta linha de crédito apoiará igualmente o crescimento e a competitividade no setor da agricultura/bioeconomia, mediante a preservação e a criação de emprego nas regiões rurais e costeiras”, referiu o responsável do BEI.

O programa será gerido a nível dos Estados-Membros, por bancos e sociedades de locação financeira que operam em toda a UE. Os bancos participantes devem igualar o montante autorizado pelo BEI, o que significa um potencial montante total de 2 mil milhões de euros, devendo ser dada prioridade aos jovens agricultores.

O programa vai colmatar muitas das insuficiências que os agricultores enfrentam atualmente, tais como:

Taxas de juro mais baixas;

Períodos mais longos, até 5 anos, antes do início do reembolso do empréstimo;

Períodos mais longos para o reembolso da totalidade do empréstimo (até 15 anos);

Maior flexibilidade, consoante as condições, para responder à volatilidade dos preços no setor agrícola, a fim de que os agricultores possam continuar a reembolsar os empréstimos em períodos difíceis (por exemplo, através de um período de suspensão do reembolso, que lhes permita não pagar os empréstimos durante alguns meses).

Em França, estão já a ser executados neste regime dois projetos-piloto, no montante de 275 milhões de euros. Estas linhas de crédito destinam-se especificamente a jovens agricultores e à atenuação das alterações climáticas.

Esta nova linha de crédito faz parte de uma iniciativa conjunta “Jovens Agricultores”, entre a Comissão Europeia e o BEI, que visa associar o apoio existente do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) aos meios financeiros e conhecimentos especializados do BEI. Além da linha de crédito, o programa inclui a utilização continuada das subvenções do FEADER por jovens agricultores e empresas em fase de arranque, sob forma de bonificações de juros ou de assistência técnica, em combinação com instrumentos financeiros. O BEI e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) prestam aconselhamento e apoio especializado às autoridades de gestão.