Ministério da Economia disponibiliza 220 M€ em capital de risco para empresas

Grande procura de fundos de capital de risco leva Ministério da Economia aumentar disponibilidade de dotação para concurso de cofinanciamento, atingindo os 220 milhões de euros, e prevê lançar nova linha de crédito.

Foto: ©DR

Concurso de cofinanciamento de Fundos Capital de Risco teve uma procura de 196 milhões de euros, que de acordo com o Ministério Economia (ME) tinha uma dotação disponível de 98 milhões de euros. Agora o ME indica que vão estar disponíveis 220 milhões de euros.

O montante anunciado hoje, 13 de fevereiro, pelo ME refere que “através da Instituição Financeira de Desenvolvimento são disponíveis 220 milhões de euros na economia, entre fundos de capital de risco e coinvestimento privado”.

“Foram admitidas a concurso 25 entidades gestoras de Fundos de Capital de Risco, em que uma é estrangeira, dez são novos operadores no mercado nacional e sete estão ligadas a grupos empresariais”, esclarece o ME.

De entre os setores mais procurados encontram-se as “áreas como as tecnologias da informação, a Indústria 4.0, a biotecnologia, a farmacêutica, a eficiência energética, a robótica e a eletrónica, a economia circular e as indústrias criativas”.

Para o Ministério da Economia a grande procura dos fundos de capitais de risco “confirma que existe confiança para investir em Portugal. Neste contexto, será avaliada a possibilidade de abertura de novo concurso de cofinanciamento de fundos de capital de risco”.