Ministério da Educação convoca sindicatos para reunião a 7 de setembro

Sindicatos e Ministério da Educação reúnem a 7 de setembro. O prazo e a forma de recuperação do tempo de serviços congelado aos professores, de 9 anos, 4 meses, e 2 dias, vai estar na negociação. O SIPE considera a possibilidade de haver acordo.

Ministério da Educação
Ministério da Educação. Foto: © Rosa Pinto

Os sindicatos dos professores foram convocados pelo Ministério da Educação para uma reunião no dia 7 de setembro de 2018, às 15h00. O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) indica que está em causa a negociação do prazo e a forma de recuperação do tempo de serviço congelado dos professores, correspondente a 9 anos, 4 meses e 2 dias.

Júlia Azevedo, presidente do SIPE, considera que se trata de “uma reunião decisiva, numa altura em que o Ministério e o Governo estão sujeitos a uma grande pressão, pois está em causa a aprovação do Orçamento de Estado e a tranquilidade do arranque do ano letivo”.

A dirigente sindical lembrou que o ónus está do lado do Ministério da Educação, que “tem o poder de decidir entre um arranque do ano letivo turbulento ou a paz que todos esperamos, bastando para isso cumprir com aquilo que se comprometeu”.

O SIPE, em comunicado, indicou que “está disposto a negociar o prazo e o modo para recuperação do tempo de serviço, inclusivamente a possibilidade de o converter em anos para aposentação voluntária dos docentes.”