Ministro da Economia, Pedro Reis, no Fórum Macau para reforçar cooperação com a China

Ministro da Economia, Pedro Reis, desloca-se a Macau, para representar o Governo português na 6.ª Conferência Ministerial do Fórum Macau. Uma conferência, que ocorre no ano em que se assinalam os 25 anos da transferência da soberania de Macau para a China.

Ministro da Economia, Pedro Reis, no Fórum Macau para reforçar cooperação com a China
Ministro da Economia, Pedro Reis, no Fórum Macau para reforçar cooperação com a China.

Durante a Conferência, no dia 22 de abril, está prevista a assinatura do Plano de Ação trienal entre Portugal e a China, divulgou o Ministério da Economia, em comunicado. O Plano identifica as áreas de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa (PLP), afirmando Macau como uma plataforma de cooperação.

O Fórum de Macau é um mecanismo multilateral de cooperação intergovernamental, criado em 2003, por iniciativa da República Popular da China, como o objetivo de consolidar o intercâmbio económico e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, dinamizar o papel de Macau enquanto plataforma de cooperação e fomentar o desenvolvimento comum do Interior da China, dos Países de Língua Portuguesa e de Macau.

A ação do Fórum de Macau tem estado centrada nos domínios de cooperação intergovernamental, cooperação no comércio e no investimento, cooperação sectorial, cooperação para o desenvolvimento, recursos humanos, cooperação médica e sanitária, educação e cultura, entre outros. Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial (desde abril de 2022), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe (desde março de 2017) e Timor-Leste integram o Fórum de Macau.

As relações comerciais entre Portugal e a China são atualmente fortes, com a China a ser em 2023 o quinto principal fornecedor de bens a Portugal, e já o 16.º país de exportação de produtos portugueses. Em 2022, o número de empresas portuguesas a vender para a Chinha era de 1.309, e mais 402 empresas portuguesas a exportar serviços para Macau.