Ministro dos Negócios Estrangeiros faz visita oficial a Angola

Ministro dos Negócios Estrangeiros visita Angola e tem encontro com o seu homólogo, Georges Chikoti, audiência com o Presidente José Eduardo dos Santos e com outras altas figuras do Estado. Comunidade portuguesa e empresas constam da agenda.

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros
Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros. Foto: © TV Europa

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros português, desloca-se a Angola, nos dias 10 a 12 de fevereiro, em visita oficial, a convite do seu homólogo, Georges Chikoti, Ministro das Relações Exteriores, de Angola, indica comunicado do Ministério dos Negócios Estrageiros (MNE) português.

Em Luanda, no dia 10, Augusto Santos Silva tem um encontro agendado com Georges Chikoti, e audiências com as mais altas figuras do Estado angolano, que incluem o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos e o Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço.

O encontro com Georges Chikoti e as audiências “permitirão passar em revista o trabalho realizado, ao longo do último ano, no plano do relacionamento bilateral nos mais variados domínios e perspetivar a cooperação a desenvolver no futuro”.

Ainda em Luanda, e no dia 10, o Ministro dos Negócios Estrangeiros reúne-se, na Embaixada de Portugal, “com representantes das principais empresas portuguesas com sede em Angola”, e no final do mesmo dia, no Centro Cultural português, intervêm na conferência sobre as ‘Relações Portugal-África’, “uma iniciativa da Embaixada de Portugal, em parceria com a Universidade Agostinho Neto e o Centro de Estudos Estratégicos de Angola”.

A deslocação às províncias de Huambo, Benguela e Huíla, da delegação portuguesa chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, a convite do Ministro das Relações Exteriores, de Angola, proporcionará contactos com os Governadores provinciais e com a Comunidade Portuguesa residente naquelas cidades, e a visita a empresas nacionais, bem como a projetos desenvolvidos pelas autoridades locais em setores tão variados como a investigação ou o apoio social.

No dia 11, a delegação portuguesa começa a visita em Huambo com um encontro com o Governador Provincial, e de seguida com a comunidade portuguesa. Na agenda consta visita ao Lar de Assistência à Pessoa Idosa, Ongundji Y’Omwenho, empresa Angolaca e ao Instituto de Investigação Veterinária.

Ainda no mesmo dia Augusto Santos Silva é recebido, no aeroporto de Benguela pelo Governador Provincial, e terá um encontro com a Comunidade Portuguesa, na Mediateca de Benguela.

No dia 12, consta da agenda, ainda em Benguela, uma visita ao Consulado de Portugal. Já em Lubango, província da Huíla, a delegação portuguesa visita a obra da Lota, no Município da Baía Farta, segue-se uma receção de cumprimentos pelo Governador Provincial da Huila, uma visita à Escola Portuguesa e uma reunião com a Comunidade Portuguesa, na Sede dos Reais Paços do Maconge. O dia termina com uma visita às empresas Metalosul e Granisul.

Nesta visita a Angola, Augusto Santos Silva, chefia uma delegação constituída “pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira que, à margem do programa oficial, manterão contactos nas respetivas áreas governativas. Pretende-se, assim, que a situação da comunidade portuguesa possa merecer uma atenção redobrada nesta deslocação, bem como aprofundar a cooperação na área da agricultura, na sequência de contactos já realizados a nível ministerial”.