Ministro Manuel Heitor visita ITER, em França

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visita na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o ITER, em França. O ministro é acompanhado por cerca de 20 investigadores, tecnólogos e empresários.

Manuel Heitor, MCTES
Manuel Heitor, MCTES. Foto: © DR

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), visita o International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER) na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, em Saint-Paul-lez-Durance, em França, indica o gabinete do ministro.

Manuel Heitor é acompanhado, nesta visita, por uma comitiva com cerca de 20 investigadores, tecnólogos e empresários portugueses. O objetivo da visita é estimular novas oportunidades para aumentar a participação portuguesa no projeto ITER, esclarece comunicado.

O ITER é o mais ambicioso projeto internacional na área da fusão nuclear, e envolve milhares de cientistas e engenheiros da União Europeia, Estados Unidos da América, China, Índia, Japão, Coreia e Rússia.

A participação de Portugal no ITER tem vindo a ser coordenada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa, mas hoje abrem-se novas oportunidades de participação e envolvimento de várias instituições científicas e de empresas.

Vista aérea do ITER, janeiro 2017
Vista aérea do ITER, janeiro 2017. Foto: © ITER/EJF Riche

Veja também: IST participa no maior consórcio europeu para o ITER