Mochila Leve: Sugestões para levar às costas

Campanha “Mochila Leve” desafia, alunos, pais e professores a tomarem medidas para que as mochilas dos alunos sejam leves. A campanha é lançada pelo Ministério da Educação através da plataforma “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos”.

0
Mochila Leve: Sugestões para levar às costas
Mochila Leve: Sugestões para levar às costas. Foto: DR

Ministério da Educação lança campanha “Mochila Leve”. O objetivo da campanha é sensibilizar alunos, pais e professores para a questão do peso excessivo das mochilas. Uma campanha que desafia “alunos e encarregados de educação” e “escolas e professores” a seguirem cerca de duas dezenas de recomendações.

As recomendações para uma Mochila Leve incluem medidas de planificação, gestão do material escolar e iniciativas que podem envolver os encarregados de educação. A campanha utiliza a plataforma “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos” para chegar a 1,2 milhões de alunos e respetivas famílias. O Ministério da Educação pretende também que a campanha chegue a todas Escolas e a entidades como associações de pais e de estudantes, diretores, entre outros atores como a “perspetiva de que todos estão convocados para fazerem o que está ao seu alcance”.

O Ministério lembra que nos últimos anos têm vindo a ser implementadas algumas medidas que contribuem para a redução do preso das mochilas:

os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;

já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;

e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas.

Para além das medidas já adotadas é necessário que todos os intervenientes façam no processo educativo se envolvam para que em conjunto, seja possível que os alunos transportem mochilas cada vez mais leves.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!