Moldávia atrai investimento de empresa de holandesa de operações logísticas e análise de dados

Moldávia atrai investimento de empresa de holandesa de operações logísticas e análise de dados
Moldávia atrai investimento de empresa de holandesa de operações logísticas e análise de dados. Foto: DR

A Moldávia está a atrair novo investimento europeu, indica a Agência Invest Moldova, e deu a conhecer que a empresa holandesa Heisterkamp Transportation Solutions, uma das empresas líderes do Espaço europeu em transportes e logística, anunciou a expansão das operações na Europa de Leste com a inauguração de uma unidade no Parque Tecnológico e de Inovação da Moldávia.

A Heisterkamp Transportation Solutions está a expandir a sua presença na Europa com uma nova unidade na República da Moldávia. Reconhecemos a crescente reputação do país em termos de talento e inovação e estamos confiantes de que este próximo marco contribuirá para o nosso sucesso coletivo, refletindo o nosso compromisso contínuo com o crescimento e o desenvolvimento de parcerias sólidas em toda a Europa”, afirmou, citado em comunicado, Vincent van der Graaff, Country Manager da Heisterkamp.

Empresa com um século de história e uma visão moderna

Fundada em 1919, a Heisterkamp, uma empresa familiar com mais de um século de experiência em transportes internacionais, opera atualmente uma frota de mais de 800 camiões e 9.000 reboques, conta com mais de 1.300 colaboradores e escritórios na Holanda, Alemanha, Polónia, Letónia e Roménia.

O modelo de negócio da empresa integra serviços de transporte rodoviário, leasing de veículos, manutenção e reparações, bem como soluções digitais avançadas para otimizar as operações logísticas. O portefólio da Heisterkamp serve clientes em setores dinâmicos, como o automóvel, o retalho e o dos bens de grande consumo, e a sua expansão para a República da Moldávia reflete o foco estratégico da empresa na digitalização e na eficiência inteligente.

Um investimento resultante da parceria europeia

A Agência Invest Moldova referiu que a decisão da Heisterkamp de investir na Moldávia resultou de conversações iniciadas no Fórum Económico BENELUX-Moldávia 2025, um evento focado na promoção do investimento e da cooperação económica entre a Moldávia e os países do Benelux, que ajudou a fortalecer os laços bilaterais e a encontrar oportunidades comuns de colaboração.

Mas, a implementação do projeto é facilitada pelo Parque Tecnológico de Inovação da Moldávia, que é o primeiro e-Parque da Europa, e que oferece às empresas um regime fiscal único de 7% do volume de negócios, garantias estatais até 2035 e ferramentas inovadoras, como o Visto de TI para especialistas estrangeiros e o princípio da “Virtualidade”, que permite operar a partir de qualquer lugar, com total flexibilidade.

A Moldávia é cada vez mais atrativa para investimentos

A expansão da Heisterkamp ocorre numa altura em que a Moldávia se consolida como um polo regional de serviços de Business Process Outsourcing (BPO) e soluções tecnológicas.

Dados da Agência Invest Moldova indicam que nos últimos 15 anos, o setor das BPO cresceu mais de 330%, tornando-se um dos pilares das exportações de serviços. E dados do Banco Nacional da Moldávia indicam que o valor das exportações de serviços de BPO aumentou de 62,1 milhões de dólares em 2010 para 268,4 milhões de dólares em 2024. Só em 2024, o aumento foi de 13% em relação ao ano anterior.

Desenvolvimento da logística na região

Com este investimento, a Heisterkamp reforça a sua presença na Europa de Leste e a sua parceria estratégica com a Moldávia, um país que tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento na área dos serviços de valor acrescentado.

As novas instalações contribuirão para a criação de emprego na área da análise de dados, a transferência de conhecimento tecnológico e a integração da Moldávia nas redes europeias de transporte e logística.

Para a Agência Invest Moldova este investimento confirma a confiança da comunidade empresarial internacional no profissionalismo e competitividade locais, reforçando a posição da Moldávia como um destino atrativo para as empresas que procuram um ambiente estável, com uma tributação favorável e orientado para o desempenho.

O investimento da Heisterkamp confirma o apelo pragmático da Moldávia para as empresas europeias que procuram um ambiente competitivo, estável e aberto à cooperação. É uma prova clara de que o nosso país pode tornar-se uma referência para operações de valor acrescentado e parcerias sustentáveis ​​na região. Ao mesmo tempo, estamos satisfeitos por ver resultados concretos, através da imagem de tais investimentos da Heisterkamp, ​​que validam a importância e a eficiência da organização de fóruns económicos, como o organizado na primavera de 2025 com os nossos parceiros dos países do Benelux“, afirmou, citada em comunicado, Natalia Bejan, Diretora da Agência Invest Moldova.