Há empenhamento da Comissão Europeia em conduzir a Moldávia no processo de adesão à União Europeia (UE). Assim, mais 18,9 milhões de euros foram entregues à Moldávia ao abrigo do Mecanismo de Reforma e Crescimento e ao mesmo tempo é feito um apelo às empresas da UE para que invistam na Moldávia.
“A Moldávia continua a cumprir a sua agenda de reformas e a demonstrar o seu compromisso com o caminho europeu. Estou muito satisfeita por ver progressos contínuos nas reformas em áreas-chave, como a segurança energética. Investir no crescimento económico da Moldávia é investir na integração europeia. Porque uma Moldávia forte contribui para uma Europa mais forte. A UE está empenhada em apoiar a Moldávia em cada etapa do seu caminho para a UE”, afirmou Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
Em comunicado a Comissão Europeia justifica o desembolso com a avaliação feita da evolução da Moldávia tendo concluído que o país “cumpriu quatro indicadores de reforma associados ao calendário de pagamentos semestrais ao abrigo do Mecanismo de Reforma e Crescimento. As principais conquistas incluem o desenvolvimento de mercados de eletricidade e gás abertos e competitivos, bem como medidas para garantir a segurança energética.”
A nova remessa dos 18,9 milhões de euros somam-se aos 270 milhões de euros em pré-financiamento já concedidos em 2025. A Moldávia deverá receber até 1,9 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos ao abrigo do Mecanismo para o período 2025-2027.
Para a Comissão Europeia a Moldávia continua “a progredir nas reformas de adesão à UE em áreas como a justiça, o combate à corrupção e o combate ao crime organizado”. Progressos que demonstram “o compromisso da Moldávia com os valores partilhados pela UE, incluindo a democracia e o Estado de direito, e garantem que os fundos da UE são investidos de forma eficaz em benefício dos cidadãos moldavos.”
A Comissão Europeia lançou um Convite à Manifestação de Interesse para investimentos na Moldávia de forma a incentivar as empresas da UE, do Espaço Económico Europeu e da Moldávia a explorar as oportunidades de investimento no país. A Comissão Europeia lembrou que a Moldávia como país candidato à UE está “a melhorar o acesso ao Mercado Único, proporcionando oportunidades únicas às empresas.”














