Moldávia: União Europeia coloca seis indivíduos e uma entidade na lista de sanções

Seis indivíduos e uma entidade entram na lista dos sancionados pela União Europeia. Neste caso, as sanções, com congelamento de ativos e proibição de viajar pela UE, são justificadas por minarem o Estado de direito, a estabilidade e a segurança da Moldávia.

Moldávia: União Europeia coloca seis indivíduos e uma entidade na lista de sanções
Moldávia: União Europeia coloca seis indivíduos e uma entidade na lista de sanções. Josep Borrell. Foto: © UE

O Conselho da União Europeia impôs medidas restritivas contra seis pessoas e uma entidade que considera responsáveis ​​por ações destinadas a desestabilizar, minar ou ameaçar a soberania e a independência da República da Moldávia.

“A Moldávia é um dos países mais afetados pelas consequências da invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia. Há tentativas sérias, crescentes e contínuas de desestabilizar o país. As listagens de hoje enviam outro sinal político importante do apoio inabalável da UE à Moldávia, à sua estabilidade, independência e soberania. A UE continua determinada a continuar a reprimir aqueles que desestabilizam a nossa vizinhança direta”, afirmou Josep Borrell, Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

O Conselho da União Europeia sanciona a organização paramilitar: a Associação de Pessoas com Dragonas “Scutul Poporului “, que fez repetidas alegadas tentativas para minar o governo democrático da Moldávia, nomeadamente através da incitação a motins e manifestações violentas, bem como ao seu líder.

Os outros indivíduos sancionados pelo Conselho da União Europeia incluem o Vice-Chefe do Departamento de Inteligência Operacional do Serviço Federal de Segurança da Rússia, responsável pelas operações secretas da Rússia na República da Moldávia, nomeadamente na região da Transnístria, desde 2016.

Além disso, o Conselho da União Europeia está a sancionar executivos de fundos de comunicação social que possuem vários canais de comunicação social no país, que frequentemente promovem alegadamente mensagens destinadas a obstruir e minar o processo político democrático. A lista inclui também outras pessoas envolvidas na disseminação de desinformação e no incitamento à violência e ao medo, ou ligadas ao caso “Fraude Bancária ”.

Todos os agora sancionados estão sujeitos a congelamento de ativos. Os cidadãos e as empresas da UE estão proibidos de disponibilizar fundos. Além disso, os seis indivíduos estão sujeitos a uma proibição de viagem, que os proíbe de entrar e transitar pelos territórios da União Europeia.

O Conselho da União Europeia indica que os esforços para desestabilizar a Moldávia aumentaram significativamente desde o início da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e representam uma ameaça direta à estabilidade e à segurança das fronteiras externas da UE. A UE continua inabalável no seu apoio à Moldávia, à sua resiliência, segurança, estabilidade, economia e abastecimento energético face às atividades desestabilizadoras instigadas por intervenientes externos.