Moldávia vai participar no programa Europa Criativa da União Europeia

Moldávia vai participar no programa Europa Criativa da União Europeia
Moldávia vai participar no programa Europa Criativa da União Europeia

A Comissão Europeia e a Moldávia estabelecem acordo de associação sobre a participação do país no programa Europa Criativa da União Europeia (UE). O acordo irá permitir que a partir de 1 de janeiro de 2026, os artistas e as organizações culturais moldavas passam a ter acesso às ações do programa no âmbito da “Vertente Cultura”.

A assinatura do acordo está agendada para o dia 2 de setembro, em Chisinau, sendo assumida do lado da União Europeia por Glenn Micallef, Comissário Europeu para a Equidade Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto. O Comissário Europeu terá, no mesmo dia, uma reunião com Maia Sandu, Presidente da República da Moldávia.

Para a Comissão europeia a adesão da Moldávia à Europa Criativa representa um impulso significativo no caminho do país para a adesão à UE. Um passo que é também um apoio da UE à cultura e ao sector cultural da Moldávia.

Assim, a Europa Criativa proporcionará, a partir de janeiro de 2026, oportunidades concretas aos artistas moldavos, às indústrias culturais e criativas e aos projetos de restauro do património no país. A Comissão Europeia lembrou que as cidades moldavas serão também elegíveis para concorrer ao próximo concurso Capital Europeia da Cultura para países não pertencentes à UE.

Mas, o acesso da Moldávia à vertente Cultura do programa Europa Criativa permitirá aos setores cultural e criativo do país receber apoios e terem novas oportunidades de financiamento, redes e públicos mais amplos para os talentos moldavos em toda a UE.

“Este acordo coloca o povo da Moldávia no centro do caminho para a adesão à UE. Envia um sinal poderoso: a cultura moldava é cultura europeia. Reconhecer isto é afirmar que a Europa é mais forte devido à sua diversidade – e que a cultura, as tradições e a criatividade da Moldávia pertencem ao cerne da nossa herança comum”, afirmou o Comissário Europeu.