Momento – Artistas Independentes apresenta o espetáculo “O FIM”

Uma criação de Diogo Freitas a partir do texto inédito “A Velhice” de Gonçalo M. Tavares, “O FIM”, da Companhia de teatro Momento – Artistas Independentes, tem estreia para 5 de maio, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima.

Momento – Artistas Independentes apresenta o espetáculo “O FIM”
Momento – Artistas Independentes apresenta o espetáculo “O FIM”. Foto: © José Caldeira

O FIM”, uma nova criação da companhia de teatro Momento – Artistas Independentes, estreia a 5 de maio no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima.

Um espetáculo com encenação de Diogo Freitas, em que parte do texto inédito “A Velhice”, de Gonçalo M. Tavares, e dá continuidade ao trabalho de cruzamento de artes que a companhia tem vindo a explorar – teatro, música, dança, performance e uma novidade: o novo circo.

Patenteando um espaço poético, não representativo, com quatro vozes que nele habitam e descobrem aquele universo, o espetáculo gira em torno do tema “FIM”, englobando os seus vários aspetos: o fim como término; como novo começo; como uma etapa de um ciclo; como o centro do mistério e especulação; como o infinito; como algo poético; como algo palpável; como ideia de desespero; como ideia de alívio; como a esperança; como a união; como a separação; como o vazio; como o preenchimento; como o objetivo; como o inevitável.

Através da experimentação, da pesquisa teatral e do cruzamento de áreas, a jovem companhia de teatro Momento – Artistas Independentes tem vindo a procurar uma nova linguagem artística. No texto do reconhecido autor Gonçalo M. Tavares, encontrou uma parceria verdadeiramente simbiótica em pontos tão importantes do seu trabalho como o “passado VS presente” ou a “poesia VS crueza”.

Após a estreia a 5 de maio no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, o espetáculo O FIM será apresentado no Cineteatro Louletano, em Loulé, a 12 de maio, e na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão a 9 e 10 de junho. Em fevereiro do próximo ano chega ao São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, e ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Datas e locais

12 de maio - Cineteatro Louletano, Loulé

9 e 10 de junho - Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

1 a 4 de fevereiro de 2024 – São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

23 de fevereiro de 2024 – Teatro José Lúcio da Silva, Leiria