Morreu a Infanta Dona Pilar de Borbón de Espanha

Dona Pilar de Borbón, irmã do Rei Juan Carlos de Espanha, morreu. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as sentidas condolências aos Reis de Espanha pela perda da Duquesa de Badajoz, grande amiga de Portugal.

Morreu a Infanta Dona Pilar de Borbón de Espanha
Morreu a Infanta Dona Pilar de Borbón de Espanha. Foto: CC/Wikipedia

Dona Pilar de Borbón irmã do Rei Emérito Juan Carlos e tia do Rei Felipe VI de Espanha morreu aos 83 anos de idade, vítima de cancro. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou as “sentidas condolências pelo falecimento da Infanta Dona Pilar de Espanha” aos monarcas espanhóis, refere nota, no website da presidência.

O Presidente lembra uma figura que era “grande amiga de Portugal, onde residiu durante anos e onde casou em 1967, Dona Pilar visitava frequentemente o nosso País”. Marcelo Rebelo de Sousa lembra ainda que “com ela se encontrou por numerosas vezes, nomeadamente no quadro do Rastrillo, a que a Infanta copresidia”, e “lembra já com saudade Dona Pilar, a sua candura e preocupação social e filantrópica”.

Dona Pilar de Borbón foi distinguida a 6 de junho de 1968 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal. Era membro honorário, e membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico Português.