Morte de Mário Soares: Governo decreta três dias de luto nacional

Governo decreta três dias de luto nacional pela morte de Mário Soares. O Primeiro-Ministro, que se encontra em visita de Estado à Índia, referiu em Nova Deli que se trata da perda de alguém que “teria sido insubstituível na nossa história recente”.

Morte de Mário Soares: Governo decreta três dias de luto nacional
Morte de Mário Soares: Governo decreta três dias de luto nacional. Foto: © DR

O Primeiro-Ministro, António Costa, fez a partir de Nova Deli, na Índia, onde se encontra em visita de Estado, uma comunicação referindo que “perdemos hoje aquele que foi tantas vezes a voz e o rosto da nossa liberdade”.

Mário Soares, um homem que durante toda a sua vida se bateu pela liberdade, fê-lo contra a ditadura e com isso sofreu a prisão, sofreu a deportação, sofreu o exílio, e continuou a debater-se pela liberdade e pela democracia depois do 25 de abril”, referiu António Costa.

O Primeiro-Ministro referiu também que “a ele lhe devemos ter salvo a revolução, e também ter sabido pôr fim ao colonialismo, abrir a opção europeia e assegurar a integração europeia de Portugal”.

“A perda de Mário Soares é a perda de alguém que teria sido insubstituível na nossa história recente, devemos-lhe muito e ficamos-lhe para sempre eternamente gratos”.

António Costa expressou aos dois filhos: Isabel Soares e João Soares, e a todos os seus familiares, os sentimentos, bem como a “todos os seus amigos, a todos os seus camaradas e a todos aqueles que não sendo socialistas certamente sabem que Mário Soares deu um contributo único insubstituível para que sejamos hoje um país livre e democrático e europeu”.

O Primeiro-Ministro indicou também que “o governo vai decretar luto nacional de três dias a partir da próxima segunda-feira e decreta também que sejam prestadas ao Dr. Mário Soares honras de funerais de Estado”.