Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante, vai ser concessionado para hotel

Está aberto, a partir de hoje, 23 de agosto, e até 21 de novembro, um concurso público para concessão do Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante. O concurso no âmbito do REVIVE vai concessionar o Mosteiro, por 50 anos, para fins turísticos.

Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante, vai ser concessionado para hotel
Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante, vai ser concessionado para hotel. Foto: CC/Wikipedia

Governo abriu concurso público para a concessão do Mosteiro São Salvador de Travanca, em Amarante. O concurso foi lançado, hoje, 23 de agosto, no âmbito do Programa REVIVE, e tem a duração de 90 dias, até 21 de novembro, para que os interessados apresentem as respetivas propostas.

A concessão durante 50 anos inclui a recuperação do mosteiro românico beneditino, fundado no século XII. Uma concessão para exploração para fins turísticos, sendo que o caderno de encargos do concurso estipula como valor mínimo de renda anual é de 51.600 euros. O edifício tem cerca de 4.248,96 metros quadrados de área bruta total de construção, onde se estima que possam ser instalados cerca de 60 quartos.

O Mosteiro situa-se no fundo de um vale e está envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país. O Mosteiro integra uma das mais belas torres medievais portuguesas e faz parte do percurso cultural da Rota do Românico.

O Mosteiro de São Salvador de Travanca é um dos 33 imóveis abrangidos pela primeira fase do Programa REVIVE, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Este é um dos 12 imóveis localizados em territórios do interior.

O objetivo do programa REVIVE é valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Com o lançamento deste concurso passam a 19 os já lançados no âmbito do Programa REVIVE, e neste momento estão ainda abertos os concursos para apresentação de propostas para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, do Castelo de Vila Nova de Cerveira e do Forte da Ínsua, em Caminha.