Mostra de Artes Performativas em Setúbal com palco em julho

Em Setúbal as Artes Performativas vão estar em destaque de 7 a 16 de julho 2022. Nesta mostra a proximidade é central para a criatividade do mundano compreensível e duma realidade baseada em estereótipos do nosso tempo.

Mostra de Artes Performativas em Setúbal com palco em julho
Mostra de Artes Performativas em Setúbal com palco em julho

De 7 quinta a 16 Julho, sábado : Paula Moita : A Morte deu à Luz uma Ideia : A Gráfica (inauguração a 7 de julho às 19h)

Imaginando que nos davam uma sentença de morte onde não teríamos mais que uma semana de vida. O que faríamos de diferente? “A Morte deu à luz uma ideia” é um jardim etéreo, um lugar em que a linha entre o céu e a terra não é percetível, onde são sepultados os arrependimentos mais comuns dos seres humanos.

7 de julho às 21h30 e 22h30 : Tânia Dinis : Impressões : A Gráfica

Impressões, criado especificamente para o contexto de Setúbal e d’A Gráfica, é uma criação com o seu caracter ficcional, que parte das memórias e da partilha de imagens e outros documentos, de um grupo de participantes ligados à cidade, à sua história, à indústria gráfica, um ritual, uma rotina, também ela familiar, como é o álbum fotográfico: testemunha e depositária de histórias.

8 de julho às 21h30 : André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes : Info Maníaco : A Gráfica

INFO MANÍACO é uma rememoração em tempos de Praga, uma deambulação que vai dos histriones que atuavam na Roma Antiga ao som da flauta até ao conhecimento quântico do nosso presente. Um one-man-show com um humano a repensar a sua entidade figurativa num dia que contém todos os dias e todos os tempos.

9 de julho das 11h00 às 12h30 : André Moniz : Cátia Terrinca : Canto Ondo : Catarina Caetano : Daniel Gonçalves : Figa – Companhia XPTO : Guilherme Ferreira : Inês Oliveira | Iris Wickings : João Bordeira : Lígia Soares : Patrícia Lima : Ricardo Galvão : Tatiana Gomes : Performances no Bairro : Baixa da Cidade (Rua Antão Girão; Rua Dr. Paula Borba; Rua da Velha Alfândega; Rua Arronches Junqueira)

Desafiámos vários artistas de diferentes áreas artísticas a criar um projeto pensado para o espaço “público”, montras do comércio local e janelas de casas particulares. O tema comum é a proximidade, que se pode manifestar de diferentes formas.

9 de julho às 21h30 : Rui Paixão : Albano : A Gráfica

A partir de lugares mitológicos e filosóficos, e da exploração da personagem de Albano Beirão, Rui Paixão questiona o seu lugar enquanto palhaço, mas também o do público enquanto público e, eventualmente, enquanto palhaço também.

De 9 a 10 de julho, em vários horários : Imagerie – Casa de Imagens : Latas na Cidade : Vários locais

Esta é uma atividade que se desenvolve a partir da relação da comunidade com o território, através da distribuição, pelo espaço público, de latas transformadas em câmaras pinhole, com o rótulo: Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!

MINI-MAPS

10 de julho das 15h00 às 18h00 : Tombs Creatius : A Estranha Viagem do Sr. Tonet : Jardim do Bonfim

Explora o fascinante mundo de som, luz e movimento do Senhor Tonet! As lindas construções de madeira da Tombs Creatius contam-nos as histórias vivas das viagens do Sr. Tonet, através de nove jogos interativos. Presta muita atenção – só existe um Sr. Tonet!

10 de julho às 15h30 e às 18h00 : Acert : A Ilha Desconhecida : Jardim do Bonfim

No seu conto, José Saramago convida-nos a uma viagem em “que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós”. A música, território de eleição dos intérpretes, pisca o olho sedutor ao argumento, deixando-o fluir encantatoriamente.

14 de julho às 21h30 : Gaya de Medeiros : Atlas na Boca : A Gráfica

Atlas da Boca é uma investigação de dois corpos trans acerca da boca como lugar de intersecção entre a palavra, a identidade e a voz, o público e o privado, o erotismo e a política. Busca novas narrativas, explorando os verbetes que se abrem da boca para fora e que se leem da boca para dentro.

15 de julho às 21h30 : Mário Coelho : I’m Still Excited : A Gráfica

Uma história de “Boy meets girl” e “Girl meets boy”, I’M STILL EXCITED fala sobre o fim de uma relação entre duas pessoas, inseridas num cenário de festa, que é também um ensaio de teatro. Revelar mais poderia destruir a surpresa.

16 de julho às 21h30 : Filipa Francisco e Bruno Cochat : Nu Meio – Bailão : A Gráfica

NU MEIO ironiza a relação de um casal tipicamente português que se refugia no fado e no “maldizer”. O Homem – Firmino – demarca um território no meio do palco de onde as duas personagens não podem sair. A Mulher – Mila – tenta obsessivamente trepar, agarrar, sufocar este “homem-montanha”.

9 e 16 de julho às 18H00 : CONVERSAS : FOmE I A Gráfica

À Semelhança do que já vem sendo habitual nas edições anteriores teremos duas conversas / encontros, onde convidamos o público a participar, nesta edição sendo o tema “a proximidade”, vamos convocar participantes não profissionais que participaram em residências artísticas n’A Gráfica e os nossos “vizinhos” do Bairro de São Domingos.

Após as apresentações o público é convidado a participar numa conversa pós-espetáculo com as equipas artísticas.

Todas as sessões são de acesso gratuito.