Motociclismo: 2019 com mais campeonatos internacionais

Depois do ano de 2018 ter um número recorde de provas, a Federação de Motociclismo de Portugal já tem a época de 2019 aprovada. Mais campeonatos internacionais no país, como o Campeonato do Mundo de Supermoto em Montalegre.

Motociclismo: 2019 com mais campeonatos internacionais
Motociclismo: 2019 com mais campeonatos internacionais. Foto: DR

O ano de 2018 bateu um novo recorde de provas realizadas no país e agora os diversos atletas de motociclismo já estão a planear o ano de 2019. A Federação de Motociclismo de Portugal já tem a próxima época aprovada em Assembleia Geral.

Tal como nos anos últimos cinco anos, 2018 manteve a tendência de subida no número de praticantes e provas, atingindo as 147 provas realizadas de âmbito nacional no Continente e Regiões Autónomas, mais 4 que em 2017, ano que tinha verificado um acréscimo de 23 provas face a 2016.

Em 2018 foram emitidas 1.287 licenças, mais 111 que em 2017, num universo de 1510 licenças entre pilotos, oficiais e fiscais de prova, o que torna o ano de 2018 no de mais provas realizadas e de mais pilotos federados na história do motociclismo português.

O ano de 2019 promete ser de continuidade, inclusive com a chegada de mais campeonatos internacionais a Portugal, nomeadamente o Campeonato do Mundo de Supermoto que regressa a Montalegre, e os International Six Days Enduro que vão levar muitas centenas de pilotos ao Algarve para a terceira edição da prova em Portugal.

Todas estas provas vão ser acompanhadas por outra ronda de mundiais com passagem igualmente por Portugal: Mundial MXGP em Águeda; Mundial Superbike no Autódromo Internacional do Algarve; Mundial Enduro (Valpaços); Mundial FIM Junior Moto3 (Estoril) e Mundial de Trial em Gouveia.

Mas há ainda as provas com selo de campeonato Europeu: Moto2 no Estoril, Europeu de Baja em Idanha-a-Nova e Pinhal, Europeu Motocross em Águeda e Fernão Joanes e Europeu de Enduro em Góis num total de 13 competições elegíveis para campeonatos do mundo ou europeus em mais um ano onde as organizações portuguesas marcam presença nos calendários da Federação Internacional de Motociclismo.

Em Portugal o novo ano será também marcado pela chegada do campeonato nacional Resistência SSV, aumentando para 11 o número de campeonatos, e espera-se ainda pela adesão ao Enduro Sprint que pode ainda ser outra das novidades em 2019.

As competições vão abrir ainda mais o leque de potenciais interessados e praticantes, e vai haver uma clara aposta nos campeonatos regionais, nas escolas e formação de diversas disciplinas.

O ano de 2019 promete ser bastante animado e com muito motociclismo ao longo dos seus 12 meses, tanto a nível de campeonatos internacionais como nacionais e regionais, no continente e nas regiões autónomas, que têm vindo a registar uma tendência de crescimento.