MOVIDA: app de saúde com acompanhamento remoto

Politécnico de Leiria apresenta a plataforma MOVIDA. A plataforma suportada em smartphone permite a implementação de um programa de saúde dirigido à comunidade através de prescrições médicas individualizadas e acompanhadas remotamente.

MOVIDA: app de saúde com acompanhamento remoto
MOVIDA: app de saúde com acompanhamento remoto. Foto: © Rosa Pinto

O Politécnico de Leiria apresentou a plataforma MOnitorização da atiVIDAde física (MOVIDA) que permite implementar um programa de eHealth na comunidade, usando a prescrição de atividade física e a monitorização do progresso do utilizador. A atividade física prescrita é individualizada. A “receita” é recebida na app do utilizador, e a partir da aí pode ser realizar e acompanhada.

A MOVIDA é constituída por uma interface web de prescrição, dinamizada por profissionais de saúde, e por quatro aplicações móveis vocacionadas para a reabilitação cardíaca, doenças crónicas, hábitos de vida saudáveis e monitorização de rotinas. A comunicação entre as app e a interface é completamente autónoma, sendo a realização ou não realização do exercício prescrito registada na plataforma do responsável pela prescrição. Este pode fazer alterações à prescrição, que ficam imediatamente disponíveis na app do utilizador.

A aplicação permite promover a saúde através da prevenção do sedentarismo e morbilidade, com recurso “à prescrição supervisionada de exercício, de forma integrada e em interligação entre cuidados de saúde, transversal e multidisciplinar”. Trata-se de uma aplicação dirigida a diferentes faixas etárias. A plataforma é adaptativa dado que através de algoritmos de inteligência artificial explora as potencialidades de uma grande quantidade de dados gerados.

A plataforma foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação MOVIDA, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projeto teve início em 2017 e desenvolvido em parceria entre o Politécnico de Leiria, como líder do projeto, os politécnicos de Castelo Branco e Tomar, a Câmara Municipal de Leiria, a Unidade de Saúde Familiar Santiago e o Centro Hospitalar de Leiria.