Mulheres em cibersegurança vão ter registo europeu

Iniciativa Women4Cyber vai ter registo das mulheres europeias com talento no campo da cibersegurança . A base de dados vai permitir ligar as mulheres em cibersegurança a grupos de especialistas, empresas e formuladores de políticas.

Mulheres em cibersegurança vão ter registo europeu
Mulheres em segurança cibernética vão ter registo europeu. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia juntamente com a iniciativa Women4Cyber ​​da Organização Europeia de Cibersegurança, lança o primeiro registo online de mulheres europeias a trabalhar em cibersegurança que vai ligar grupos de especialistas, empresas e formuladores de políticas a talentos na área.

O registo de mulheres com experiência em cibersegurança numa base de dados aberta e fácil de usar tem como objetivo responder à crescente procura de profissionais de segurança cibernética na Europa e à escassez de talentos na área.

O lançamento deste registo segue a European Skills Agenda para a competitividade sustentável, justiça social e resiliência, apresentada pela Comissão Europeia a 1 de julho de 2020. O registo, que descreve diversos perfis e mapeia diversas áreas de especialização, é acessível a todos e é atualizado regularmente.

A Women4Cyber ​​possui os seguintes recursos:

Somente as mulheres que trabalham em cibersegurança podem registar-se na base de dados, mas o site é público, ou seja, o banco de dados é acessível a todos.

As especialistas do sexo feminino podem ser contatadas diretamente através de um formulário online.

O site possui uma funcionalidade de pesquisa, ou seja, seria possível fazer uma pesquisa no site de acordo com nome, palavras-chave, setor, áreas de especialização, idiomas ou país de residência.

As áreas de especialização são compostas por palavras-chave com base na taxonomia publicada pelo Joint Research Center.

A base de dados será mantida atualizada, permitindo que novas participantes se registem ao longo do tempo e que as participantes existentes atualizem os seus dados.

A base de dados será em inglês.