“Mundo Mágico” do MAR Shopping Matosinhos ajuda na terapia por cavalos

Entradas no “Mundo Mágico” no MAR Shopping Matosinhos, onde há uma minipista de gelo e um carrossel, vão contribuir, este Natal, para proporcionar Sessões de Terapia Assistida por Cavalos a crianças e jovens necessitados.

Mundo Mágico” do MAR Shopping Matosinhos ajuda na terapia por cavalos
Mundo Mágico” do MAR Shopping Matosinhos ajuda na terapia por cavalos. Foto: DR

Vários estudos e artigos científicos de todo o mundo têm vindo a apontar para os benefícios das terapias assistidas por animais e em especial por cavalos, em crianças e jovens. No âmbito da Ação de Responsabilidade Social de Natal o MAR Shopping Matosinhos apoia este ano a Associação Equiterapêutica de Porto e Matosinhos (AEPM), uma IPSS certificada pela Entidade Reguladora da Saúde.

Assim, de 4 de novembro a 6 de janeiro, o MAR Shopping Matosinhos oferece aos mais pequenos um “Mundo Mágico” de Natal, com minipista de gelo e um carrossel, com entrada de 1€. Um valor que reverte para proporcionar Sessões de Terapia Assistida por Cavalos a crianças e jovens. A ação também pretende sensibilizar as crianças e as famílias para o apoio a causas sociais em prol da comunidade local.

Um artigo científico, intitulado “Horses Helping Children Grow” (em português: Cavalos ajudam crianças a crescer), publicado em outubro de 2017, no Journal of Instructional Pedagogies, aponta os benefícios das atividades assistidas por cavalos na diabetes infantil, no desenvolvimento cognitivo, na aquisição de competências, na autoestima e na ansiedade das crianças.

O estudo científico “Equine Assisted Activities and Therapies in Children with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review and a Meta-Analysis” (em português: Atividades e terapias assistidas por cavalos em crianças com autismo: uma revisão sistemática e uma meta-análise), desenvolvido por investigadores da Pozman University of Medical Sciences, na Polónia, concluiu que “a grande maioria de relatórios disponíveis demonstraram a elevada eficácia da EAAT (sigla em inglês para Atividades e Terapias Assistidas por Cavalos), sobretudo no aumento de capacidade de sociabilização”.

Fundada há nove anos, a AEPM atua em quatro valências a nível terapêutico – Psicoterapia; Hipoterapia; Equitação Terapêutica e Equitação Desportiva Adaptada, proporcionando uma resposta terapêutica a cerca de 350 crianças, jovens, adultos e seniores, com o objetivo de melhorar as capacidades cognitivas, emocionais e motoras de cada um, através do contacto com os cavalos.

Com o valor que for angariado com as entradas no “Mundo Mágico” durante a época natalícia, MAR Shopping Matosinhos pretende proporcionar Terapia Assistida, através da AEPM. O objetivo é que, ao longo de um ano, um grupo de crianças ou jovens com deficiência e/ou incapacidade, provenientes de uma instituição, possam usufruir de terapia assistida por cavalos semanalmente e de forma gratuita.