Museu Arqueológico de Odrinhas com nova Exposição

"Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente" é a nova exposição no MASMO - Museu Arqueológico de Odrinhas, Sintra. A exposição percorrer o quotidiano das populações multiculturais, de judeus, mouros e cristãos, que habitaram os lugares de Sintra.

Museu Arqueológico de Odrinhas com nova Exposição
Museu Arqueológico de Odrinhas com nova Exposição. Foto: DR

Inaugurada hoje, 5 de agosto de 2020, a exposição “Entre O Signo da Cruz e o Signo do Crescente” no MASMO – Museu Arqueológico de Odrinhas, Sintra. A entrada é gratuita e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A exposição conta com centenas de peças que remontam às épocas islâmica, medieval e moderna. Peças que testemunham e levam o visitante a percorrer o quotidiano das populações multiculturais, de judeus, mouros e cristãos, que habitaram os lugares de Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, presente na inauguração, referiu: “Sintra é um lugar com uma imensa riqueza arqueológica, testemunho de como a nossa cultura é a fusão de diferentes origens e crenças dos povos e das comunidades”.

“A tolerância para com o outro pode começar por aqui, pela noção de que mistura dos nossos saberes e da nossa história são prova de que é mais forte aquilo que nos une do que aquilo nos afasta”, acrescentou o autarca.

A cultura material fluiu durante os tempos, sendo comum a todas as comunidades independentemente da origem ou da crença. Esta fusão de culturas e saberes culmina e representa as populações conhecidas desde sempre como “saloios”, principalmente formadas e conhecidas como tal durante este período e representadas nos objetos e materiais em exposição.