Museu da Marinha organiza atividades gratuitas no Dia Internacional dos Museus

Demonstração de atividades relativas à pesca tradicional, painel temático sobre o papel da mulher na atividade piscatória e atuação de coro fazem parte do programa do Museu da Marinha no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Acesso é gratuito.

Museu da Marinha organiza atividades gratuitas no Dia Internacional dos Museus
Museu da Marinha organiza atividades gratuitas no Dia Internacional dos Museus. Foto: Rosa Pinto

O Museu da Marinha oferece um conjunto de atividades ao público no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio de 2023. O programa referente ao tema “Museu, Sustentabilidade e bem-estar” é alusivo à pesca artesanal portuguesa.

De portas abertas ao público, as atividades são gratuitas, mas de inscrição prévia obrigatória, através de telefone indicado no website da Marinha, e têm início às 10h30. Durante o programa, o público poderá assistir a uma demonstração de atividades relativas à pesca tradicional.

Cerca das 11h15 terá início um painel temático sobre o papel da mulher na atividade piscatória, com a presença da oradora Stella Valejo e de três pescadoras da Costa da Caparica.

As atividades previstas pelo Museu de Marinha irão terminar à tarde com a atuação do Coro Mútua no pavilhão das galeotas.

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo Conselho Internacional dos Museus em 1977, com o objetivo de promover junto da sociedade, a reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. O tema de 2023 “Museu, Sustentabilidade e bem-estar” procura ressaltar a importância do contributo destes espaços para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável de todas as comunidades.