Museu do Abade de Baçal e Domus Municipalis, em Bragança, recebem obras de 640 mil euros

Município de Bragança e Ministério da Cultura assinam contratos interadministrativos de cooperação para intervenções no Museu do Abade de Baçal e na Domus Muncipalis. O investimento de 640 mil euros é no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Museu do Abade de Baçal e Domus Municipalis, em Bragança, recebem obras de 640 mil euros
Museu do Abade de Baçal e Domus Municipalis, em Bragança, recebem obras de 640 mil euros. Foto: Rosa Pinto

Contratos para intervenções no Museu do Abade de Baçal e na Domus Muncipalis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já foram assinados em novembro. Os contratos interadministrativos de cooperação, entre o Município de Bragança e o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Cultura do Norte e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, envolvem um investimento de 640 mil euros.

A intervenção no Museu do Abade de Baçal inclui obras de beneficiação e reparação de equipamentos técnicos e de requalificação de espaços exteriores, nomeadamente do jardim. Para este equipamento prevê-se igualmente a instalação de rede wifi, melhorias que, no seu conjunto, contribuirão para o pleno funcionamento do Museu. Na Domus Municipalis a intervenção envolve obras de conservação.

As obras que deverão ter início no primeiro trimestre de 2023 e estar concluídos no primeiro trimestre de 2024, inserem-se no Plano de Recuperação e Resiliência na componente exclusivamente dedicada à Cultura, que tem uma dotação global de 243 milhões de euros.

Da dotação da cultura, 150 milhões de euros são destinados à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural e 93 milhões de euros são afetos à Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património.

Com estes investimentos o Ministério da Cultura pretende salvaguardar e valorizar o património cultural e natural, promover o emprego e a atração de novos públicos, fortalecendo as redes no território.