Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo

Museu do Oriente apresenta em Janeiro, um ciclo de cinema japonês contemporâneo, Os filmes que nunca foram estreados no circuito comercial português decorrem em quatro sessões gratuitas às 17h00, aos domingos.

Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo
Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo. Foto: © 2014 CJ E&M Corporation

Comédia romântica, comédia musical, drama e uma grande produção de época são os géneros dos quatro filmes que fazem parte do ciclo de cinema japonês contemporâneo a ser apresentado no Museu do Oriente, em janeiro, em sessões gratuitas aos domingos, às 17h00. Os filmes nunca foram estreados no circuito comercial português.

No dia 6 de janeiro, o primeiro filme do ciclo, “A Living Promise”, de 2016, de Ishibashi Kan, centra-se na história de um workaholic em recuperação, Nakahara, CEO de uma empresa de tecnologia. Perturbado pelo telefonema de um velho amigo com quem tinha cortado relações, Nakahara decide visitá-lo na sua cidade natal, Shinminato. À chegada, espera-o um choque: o amigo faleceu entretanto. Nakahara descobre que, antes de morrer, o amigo estava empenhado em impedir que a realização do Festival Hikiyama – tradição que remonta ao período Edo – saísse de Shinminato para outra cidade, por dificuldades financeiras. Nakahara decide então retomar a luta do amigo.

Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo aos domingos
Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo aos domingos. Foto: © 2016 A Living Promise Film Partners

No dia 13 de Janeiro, o filme “A Sparkle of Life”, de 2013, de Sotoyama Bunji, retrata a história de Tsurumoto Tae. Viúva aos 77 anos, após uma década a cuidar do marido, decide dar mais uma oportunidade ao amor depois de se cruzar com um vestido de noiva numa montra. Ignorando a oposição de familiares e amigos, inscreve-se num website de encontros, em busca de marido. E é aqui que conhece Nose Yuichiro.

Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo
Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo. Foto: © Saitama Prefecture SKIPCITY Sai-No-Kuni Visual Plaza

No dia 20 de janeiro é projetado o filme “Sing My Life”, de 2016, de Mizuta Nobuo, uma comédia protagonizada pela atriz Tabe Mikako, no papel de Otori Setsuko. Aos 20 anos, Otori é jovem, bonita e canta com uma voz admirável. Mas a sua aparência doce e jovial esconde uma língua afiada e um temperamento volátil, a que se junta uma surpreendente maturidade.

Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo
Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo. Foto: © 2014 CJ E&M Corporation

No dia 27 de janeiro, o último filme deste ciclo “The Vancouver Asahi”, de 2014, de Ishii Yuya. Trata-se de um drama de época baseado numa história verídica de uma equipa de basebol, no Canadá, à beira da Primeira Grande Guerra. No início do século XX, os japoneses que emigravam para o Canada deparavam-se com uma dura realidade: trabalho penoso, discriminação e pobreza. Neste cenário, o espírito lutador da equipa de basebol japonesa-canadiana Vancouver Asahi, incluindo o capitão Reggie Kasahara (interpretado por Tsumabuki Satoshi), viria a tornar-se um símbolo de esperança.

Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo
Museu do Oriente com cinema japonês contemporâneo. Foto: © 2014 The Vancouver Asahi Film Partners

O ciclo de cinema japonês é coorganizado pela Embaixada do Japão e tem o apoio da Japan Foundation, as sessões têm entrada gratuita, mas é necessário levantar bilhete no próprio dia. Todos os filmes são exibidos na língua original, com legendas em Português do Brasil.

Ciclo Cinema Japonês Contemporâneo
6, 13, 20 e 27 janeiro (domingos)
Auditório do Museu do Oriente
17h00
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia da exibição
Filmes legendados em Português do Brasil
Coorganização: Embaixada do Japão Apoio: Japan Foundation

Programa

Dia 6 Janeiro, A Living Promise [2016], de Ishibashi Kan
Duração: 120’
Dia 13 Janeiro, A Sparkle of Life [2013], de Sotoyama Bunji
Duração: 81’
Dia 20 Janeiro, Sing My Life [2016], de Mizuta Nobuo
Duração: 125’
Dia 27 Janeiro, The Vancouver Asahi [2014], de Ishii Yuya
Duração: 132’