Museu do Oriente: Pintura ao vivo e visita à exposição com a artista Hong Wai

Descobrir “Paisagens Femininas e Segredos de Boudoir” com a artista Hong Wai, no Museu do Oriente, hoje, 28 de Junho, entre as 18h00 e as 19h30. Entrada gratuita.

Museu do Oriente: Pintura ao vivo e visita à exposição com a artista Hong Wai
Museu do Oriente: Pintura ao vivo e visita à exposição com a artista Hong Wai. Foto: DR

A pintora chinesa Hong Wai demonstra a sua arte durante uma sessão de pintura ao vivo seguida de visita guiada à exposição “Paisagens Femininas e Segredos de Boudoir”, hoje, sexta-feira, 28 de Junho, entre as 18h00 e as 19h30, no Museu do Oriente. No primeiro dia de abertura ao público da exposição, trata-se de uma rara oportunidade de observar de perto a técnica minuciosa e construção pictórica de uma artista que explora a tradição artística chinesa numa perspetiva contemporânea e feminina.

Montanhas transformadas em corpos femininos, lingerie misteriosa e sensual e a floresta sob o brilho prateado do luar, mostram o traço característico da artista, que usa o pincel e a tinta-da-china como se fosse um fio de seda e, como uma habilidosa rendeira, tece padrões rendados, uns atrás dos outros, através de uma técnica que durante séculos era apenas destinada ao universo masculino.

Paisagens Femininas, Luar e Segredos de Boudoir são as três séries apresentadas por Hong Wai nesta exposição. A paisagem tradicional composta por montanhas e águas, a mais elevada metáfora espiritual e moral da pintura chinesa, é desconstruída pela artista sob a forma de voluptuosos corpos femininos. As montanhas, outrora vistas como forças energéticas que materializam o dragão, transformam-se agora em corpos femininos ondulantes e, a vegetação, na mais sensual lingerie, numa representação algo fantasmagórica, misteriosa e ao mesmo tempo sensual. Sob o brilho prateado do luar, a artista cria uma atmosfera calma e poética de uma floresta que surge através de linhas desenhadas com uma meticulosa paciência e total foco de atenção.

Museu do Oriente: Pintura ao vivo e visita à exposição com a artista Hong Wai
Museu do Oriente: Pintura ao vivo e visita à exposição com a artista Hong Wai. Foto: DR

Hong Wai nasceu em Xangai (1982), cresceu em Macau e, desde 2005, reside e trabalha em Paris. Debruçou-se, no âmbito dos seus estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, sobre a forma contemporânea do espírito artístico dos literati chineses. Expôs as suas obras pelo mundo, incluindo na Sotheby´s Gallery, em Hong Kong e no Museu de Arte em Macau, e participou em feiras de arte internacionais como a Art Sage de Singapura e a Art Taipei.

Exposição “Paisagens Femininas e Segredos de Boudoir”

Pintura ao vivo e visita guiada à exposição com a artista Hong Wai
28 de Junho, sexta-feira
18h00-19h30
Entrada Gratuita