“Música do Século XXI” no Teatro-Cine de Torres Vedras por Lusitanus Ensemble

Lusitanus Ensemble, dirigido por Adelino Mota, leva ao Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 22 de maio, pelas 20h00, "Música do Século XXI".

"Música do Século XXI" no Teatro-Cine de Torres Vedras por Lusitanus Ensemble. Foto: DR

O Lusitanus Ensemble, um agrupamento musical que pretende criar o seu espaço no universo da música de câmara, vai levar, a 22 de maio de 2021, ao Teatro-Cine de Torres Vedras, “Música do século XXI”.

O agrupamento musical pretende através da descoberta de uma nova sonoridade, contribuir para o desenvolvimento de nova música nacional mediante a encomenda de obras a alguns dos mais prestigiados compositores portugueses.

A formação do Lusitanus Ensemble é baseada em instrumentos cujas “escolas” estão implantadas no país e com fortes provas dadas e excelentes resultados: “os sopros”. Estes instrumentos têm tido um importantíssimo papel na música de câmara, destacando-se os “Quintetos de Sopros” (flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa), os “Quintetos de Metais” (dois trompetes, trompa, trombone e tuba) e os “Quartetos de Saxofones” (soprano, alto, tenor e barítono ou dois altos, tenor e barítono).

O Lusitanus Ensemble pretende fundir estas três formações, com algumas alterações, sendo composto por: duas flautas, um oboé, dois clarinetes, dois saxofones altos, dois saxofones tenores, um saxofone barítono, uma trompa, dois trompetes, um trombone, uma tuba e percussão (tímpanos, xilofone e acessórios). Procura criar um som que leve o público a imaginar uma orquestra, estando num ambiente de música de câmara.

Do agrupamento musical fazem parte músicos com formação superior, alguns com mestrados e doutoramentos, obtidos nas mais prestigiadas escolas e/ou universidades nacionais e estrangeiras. Com o apoio da Direção Geral das Artes, tem encomendado obras a alguns dos mais prestigiados compositores portugueses: Alexandre Delgado, Anne Victorino d’Almeida, Bernardo Sassetti, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Carlos Marques, Daniel Bernardes e Mariana Vieira.

Em 2021 o Lusitanus Ensemble prevê gravar o seu primeiro CD.

O programa do concerto do Lusitanus Ensemble no Teatro-Cine de Torres Vedras será o seguinte:

Quatro Peças Brilhantes para um Ensemble Lusitano, de Eurico Carrapatoso
I – Vivo / tempo de valsa / vivo; II – Concertino / tutti / concertino ; III – Tempo de regtime; IV – Velocíssimo / tempo de valsa / velocíssimo

Fragments (of cinematic illusion), de Bernardo Sassetti
I – Misterioso; II – Obsessivo; III – Lento; IV – Crepuscular; V – Irreverente

Festim da Suite Lusitanus, de Carlos Marques (Balaú)

Blowing the Hard Way, de Carlos Azevedo

Melopeia, de Alexandre Delgado

Entre dois Actos, de Anne Victorino d’Almeida

Amálgama, de Daniel Bernardes

Color Study, de Mariana Vieira

O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto do Lusitanus Ensemble no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.