Natal em Bragança cheio de atividades e de sonhos

“Bragança, Terra Natal e de Sonhos” é um evento que enche o Centro Histórico de Bragança das mais diversas atividades. De 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2019 o espirito natalício acolhe os visitantes numa das cidades históricas do país.

Natal em Bragança cheio de atividades e de sonhos
Natal em Bragança cheio de atividades e de sonhos. Foto: Rosa Pinto

Considerado um dos maiores atrativos eventos do país da época natalícia, “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, que decorre de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2019, no Centro Histórico da cidade, é repleto de novidades e atividades para todas as idades. Bragança envolve-se num grande espirito acolhedor em toda a época natalícia.

Com a chegada do “Pai Natal”, no dia 1 de dezembro, Bragança transforma-se em Terra de Natal e de Sonhos. “O velhinho das barbas chega, vindo diretamente da Lapónia, no seu trenó, de malas prontas” para, depois de uma receção na Praça Cavaleiro Ferreira, cerca das 16h30, desfilar e assentar arraiais na Praça Camões, em pleno Centro Histórico, o epicentro de todas as atividades lúdicas da quadra festiva.

Em Bragança, Terra Natal e de Sonhos, tem à sua espera uma pista de gelo natural coberta, de 300 m2, que inclui um ‘funtrack’. Um corredor de gelo para deliciar todos os visitantes. Vinte minutos de diversão, por 1 euro, a favor das Associações Humanitárias de Bombeiros de Bragança e Izeda.

Mais quente, a Casa do Pai Natal, na Praça Camões encontra “o simpático velhinho barbudo que recebe as cartas e os desejos de miúdos e graúdos.” Outro dos espaços bem quente é o Mercadinho de Natal em tenda onde pode degustar iguarias da época, e deliciar-se com chocolate quente e assistir a concertos.

Mas o Natal contagia a cidade e leva o espírito natalício a vários equipamentos municipais, desde o Teatro aos Museus e da Biblioteca ao Mercado, onde, para além de participar em concertos, atividades lúdicas, workshops e teatro, pode visitar exposições.

Os mais novos têm espaços de animação permanentes, como comboio infantil, casa do Pai Natal, mini roda, carrossel e baloiços, mas também oficinas de leitura criativa na Biblioteca Municipal, e peças de teatro, concertos e exposições.

O “Natal a Pedalar Solidário” é um passeio de bicicleta de 10km, com oferta de uma luz led para bicicleta e de barba e gorro de Natal, em troca de roupa ou brinquedos para doar às crianças da Obra Kolping; e para o “Trail Urbano Noturno Solidário”, uma prova (não competitiva) de 10km, com inscrição de 7 euros, ou com caminhada de 5km, com inscrição de 5 euros. Atividades desportivas que se destinam a apoiar a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, que comemora 500 anos.

Natal é festa e no palco há concertos de bandas e artistas locais de todas as idades, com a participação do Coral Brigantino de N. Sra. das Graças, das Bandas Filarmónicas de Bragança, Izeda e Pinela, dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança, da ESPROARTE, do Grupo Coral do Instituto Politécnico de Bragança, do Coro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, o Coro da Guarda, entre outros.

Para Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança,visitar Bragança, em época natalícia é uma oportunidade única”, e referiu: “Além das nossas tradições ancestrais, ainda muito vivas no mundo rural, propomos a descoberta da Terra Natal e de Sonhos. Um evento para todos e que faz as delícias de miúdos e graúdos.”

“Bragança, Terra Natal e de Sonhos” é uma iniciativa organizada pelo Município de Bragança, em parceria com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a ACISB – Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, o NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e a Unidade Pastoral Senhora das Graças.

O evento têm o apoio Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, APADI – Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, Fundação “Os Nossos Livros” – Conservatório de Música e Dança de Bragança, Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Bribanda – Banda Filarmónica de Bragança, Banda de Música de Izeda, Banda de Música de Pinela, Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, Ginásio Clube de Bragança, Associação de Atletismo de Bragança, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, RTUB, Tôna Tuna e RaussTuna.

Natal em Bragança cheio de atividades e de sonhos
Natal em Bragança cheio de atividades e de sonhos