Natureza deve ser uma prioridade na agenda política nacional

“Cuidar e preservar – todos os dias” é o tema deste ano do Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala a 28 de julho. Associação Portuguesa de Educação Ambiental pretende que a Natureza esteja mais presente no debate e na tomada de decisão política.

Natureza deve ser uma prioridade na agenda política nacional
Natureza deve ser uma prioridade na agenda política nacional. Foto: Rosa Pinto

A Natureza tem estado bastante presente na comunicação social nos últimos tempos, mas infelizmente pelos piores motivos, como a seca e os incêndios nas zonas rurais. A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) vem através de comunicado a apelar a um envolvimento ativo e a uma maior cooperação entre governo, empresas e sociedade civil na defesa e conservação da Natureza.

Quando se assinala o Dia Mundial da Conservação da Natureza, a 28 de julho, Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA, releva a importância da sociedade civil e dos atores políticos estarem “mais presente no debate e nos processos de tomada de decisão política no que respeita a questões relacionadas com a conservação da Natureza, à escala nacional e global”.

“Só se preserva aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece. Este é o mote para o trabalho desenvolvido pela ASPEA ao longo de mais de 30 anos de existência: aproximar as comunidades das questões ambientais e sociais atuais, promover o conhecimento e, acima de tudo, envolver os cidadãos na procura de soluções”, referiu Joaquim Ramos Pinto, citado no comunicado da ASPEA.

Para a ASPEA é fundamental “o envolvimento de todos os cidadãos na criação de um movimento global contra a perda da biodiversidade, a desertificação acelerada dos solos e o agravamento da crise climática”.

Os problemas que afetam a biodiversidade, a conservação da Natureza e o clima mundial exigem respostas políticas capazes de gerar compromissos coletivos no seio das comunidades, relevou o presidente da ASPEA.

Para o especialista “a conservação da Natureza vai muito além das limpezas de praia, ações de reflorestação ou sensibilização junto das populações”, e por isso reforçou:” É tempo de usar as ferramentas que estão já – nos dias de hoje – ao nosso dispor e atuar. É tempo de exigir aos governantes portugueses que reconheçam e incluam a Natureza como uma prioridade na agenda política nacional”.

De lembrar que o Dia Mundial da Conservação da Natureza, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é celebrado a 28 de julho, data da fundação da Liga para a Proteção da Natureza, que se assinalou pela primeira vez a 28 de julho de 1948.