Navio da Marinha desembarca no mar viaturas doadas a São Tomé

Marinha transportou para São Tomé e Príncipe viatura de combate a incêndios e uma ambulância, cedidas pelos bombeiros de Gouveia ao Município de Cantagalo, de São Tomé e Príncipe. O desembarque deu-se no mar, na Baía Ana Chaves.

Marinha desembarca viaturas na Baía Ana Chaves, em São Tomé e Príncipe
Marinha desembarca viaturas na Baía Ana Chaves, em São Tomé e Príncipe. Foto: Marinha

O Navio reabastecedor da Marinha Portuguesa, NRP Bérrio, transportou duas viaturas cedidas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gouveia ao município de Cantagalo em São Tomé e Príncipe.

As duas viaturas ligeiras, uma de combate a incêndios e uma ambulância foram desembarcadas na Baía Ana Chaves tendo a operação, que foi preparada pela Marinha Portuguesa durante as últimas semanas, decorreu em segurança e com sucesso, indicou a Marinha.

A Marinha indicou também que para a concretização da operação foram utilizados meios próprios de elevação de carga da Marinha Portuguesa a bordo do NRP Bérrio e um batelão e um rebocador da República de São Tomé e Príncipe.

O navio reabastecedor NRP Bérrio está, desde 18 de abril, fundeado na Baía Ana Chaves em São Tomé e Príncipe. A presença do navio por estas latitudes está enquadrada no âmbito da Iniciativa Mar Aberto.

Esta operação da Marinha decorreu no âmbito da cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe. A operação coincidiu com a visita que o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, está a fazer ao país lusófono.

Para além das viaturas cedidas pelos bombeiros, o Secretário de Estado doou, em nome do Estado português, medicamentos ao hospital da região e às Forças Armadas, bem como diversos livros técnicos.