No Porto, reabilitação de edifício do século XIX aumenta habitação de qualidade

Projeto de reabilitação no Porto disponibiliza casas para compra com áreas entre os 47m2 e os 99m2 e para arrendar entre 80m2 a 136m2, e lojas comerciais no rés-do-chão com 75m2 e 139m2. A ‘Casa das Oliveiras’ é no 3 do Largo Alberto Pimentel.

No Porto, reabilitação de edifício do século XIX aumenta habitação de qualidade
No Porto, reabilitação de edifício do século XIX aumenta habitação de qualidade. Foto: DR

O projeto de reabilitação do número 3 do Largo Alberto Pimentel, em Cedofeita, no Porto, vai permitir que, entre outros, os casais jovens ou até mesmo estrangeiros possam encontrar um local para viver mesmo durante um período temporariamente numa das artérias mais emblemáticas do Centro Histórico do Porto

O edifício, que está a ser reconvertido no empreendimento ‘Casa das Oliveiras’, foi mandado construir no início da segunda metade do século XIX pelo Professor Doutor Adriano de Paiva de Faria Leite Brandão, 1.º Conde de Campo Bello, pioneiro da Telescopia Elétrica.

O projeto de reabilitação da autoria da Arquiteta Isabel Vincke preserva a identidade do imóvel agora orientado para habitação e comércio. A comercialização está a cargo da Predibisa, consultora imobiliária especializada no norte do país.

O empreendimento ‘Casa das Oliveiras’ é composto por oito apartamentos, distribuídos por quatro pisos, com tipologias de apartamentos T0, T1, T2, T2 Duplex e T3, cinco disponíveis para venda e três para arrendamento. As áreas totais das habitações para venda oscilam entre os 47m2 e os 99m2, com preços a partir de 229 mil euros. Por sua vez, as casas para arrendar têm áreas compreendidas entre 80m2 e os 136m2. Os dois espaços situados no piso térreo são destinados a atividade comercial e agregam áreas de 90m2 e 139m2.

No Porto, reabilitação de edifício do século XIX aumenta habitação de qualidade
No Porto, reabilitação de edifício do século XIX aumenta habitação de qualidade. Foto: DR

De construção tradicional, o edifício apresenta todas as caraterísticas de um prédio do Porto do século XIX, com fachadas e paredes de meação em alvenaria de pedra, estrutura dos pisos em travejamento de madeira revestido a soalho maciço e escadaria central em madeira.

Devido bom estado de conservação do edifício, o projeto de reabilitação prevê a conservação da traça original do edifício, adaptando-o agora ao conforto de habitação moderna, próprio para famílias, com jardim privativo e possibilidade de estacionamento. Está enquadrado numa zona fortemente comercial e caraterizada pela modernização nos últimos anos, fruto da incidência de outros projetos de reabilitação, que têm acrescentado valor à paisagem urbana envolvente.

Madalena Macedo Pinto, responsável da Predibisa referiu: “’Casa das Oliveiras’ é um produto imobiliário singular. Trata-se de um projeto de reabilitação em pleno coração do Porto, que combina herança histórica com oferta residencial contemporânea. A centralidade, o cuidado que envolveu toda a reconversão do edifício e a exclusividade dos apartamentos, fazem desta uma excelente oportunidade de investimento no Porto, uma cidade cada vez mais cosmopolita”.

Mas há outros fatores valorativos que a consultora destacou, como, “uma oferta cultural e de lazer diversificada, a proximidade de valências como zonas de comércio, serviços, equipamentos de ensino e rede de transportes públicos, fazem desta a morada ideal para quem pretende viver ou investir na Baixa, nomeadamente famílias e casais jovens ou até mesmo estrangeiros temporariamente deslocados em trabalho”.