Noite do Cinema Europeu 2019: Cinema gratuito em Lisboa e Porto

Noite do Cinema Europeu oferece cinema gratuito no dia 2 de dezembro, no Cinema Ideal, em Lisboa, com o filme “Celle que vous croyez”e no dia 6 de dezembro, às 19h00, no Cinema Trindade, no Porto, com a projeção do filme “Echo”.

Noite do Cinema Europeu 2019: Cinema gratuito em Lisboa e Porto
Noite do Cinema Europeu 2019: Cinema gratuito em Lisboa e Porto

A Noite do Cinema Europeu é um evento que celebra o melhor do cinema europeu e oferece projeções gratuitas, no dia 2 e 6 de dezembro, em salas de cinema de toda a União Europeia (UE). O evento é organizado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Europa Criativa MEDIA e da rede Europa Cinemas, que é a primeira rede de salas de cinema centrada nos filmes europeus. A Noite do Cinema Europeu é uma iniciativa que tem o objetivo de ligar os cineastas europeus, os cinemas locais e os cinéfilos toda a Europa.

Mariya Gabriel, comissária responsável pela Economia e Sociedade Digitais, referiu: “O cinema é uma parte essencial da riqueza e diversidade da nossa cultura europeia e contribui para reforçar os laços entre as pessoas que partilham a paixão pelos filmes”.

A Comissária acrescentou: “A Noite do Cinema Europeu não é apenas uma iniciativa para prestar homenagem aos nossos artistas e à sua criatividade; é também um exemplo de como a UE pode aproximar o cinema independente dos europeus”.

“As reações muito positivas à primeira edição da Noite do Cinema Europeu mostram como os europeus estão desejosos de descobrir e compreender melhor as culturas uns dos outros através do cinema. Ao participarem nestes eventos locais gratuitos, as pessoas podem partilhar as emoções, perceções e ideias que lhes acorrem, enquanto veem um filme também disponibilizado a outros cidadãos de todo o continente. Permitir que as pessoas desfrutem de mais filmes de outros países europeus faz parte do esforço contínuo da UE para construir comunidades coesas e um sentimento de pertença comum”, referiu o comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto.

Depois da primeira edição da Noite do Cinema Europeu, que decorreu em dezembro de 2018, o número de cinemas e cidades participantes aumentou, e este ano estão envolvidas 54 cidades, em comparação com 34 no ano passado. Os filmes foram selecionados a nível local pelas salas de cinemas participantes, de modo a permitir-lhes adaptar o programa aos interesses e especificidades dos seus diversos públicos.

O programa apresenta mais de 40 filmes europeus lançados no ano passado e apoiados pelo programa MEDIA, incluindo “Les Misérables”, “The Truth”, “The Portrait of a Lady on Fire”, “Echo”, “Celle que vous croyez” e “Il Traditore”. Após cada projeção, os espetadores terão a oportunidade de conhecer realizadores, produtores e críticos para debater o filme. Estarão igualmente presentes representantes da Comissão Europeia para explicar o programa MEDIA e a sua importância para o panorama audiovisual europeu.

Desde 1991, a Comissão Europeia tem contribuído para desenvolver o setor audiovisual europeu, contribuindo para a sua competitividade e para a diversidade cultural na Europa, através do programa MEDIA. Uma das ações mais importantes neste contexto consiste em prestar apoio financeiro à distribuição de filmes europeus fora do país em que são produzidos. Com a ajuda do programa MEDIA, são anualmente disponibilizados ao público de outros países europeus, em média, mais de 400 filmes.

Noite do Cinema Europeu com cinema gratuito em Lisboa e Porto

Em Portugal a Noite do Cinema Europeu vai decorrer no dia 2 de dezembro, às 21h00, no Cinema Ideal, Rua do Loreto, em Lisboa, com a projeção do filme “Celle que vous croyez”. No Porto decorre no dia 6 de dezembro, às 19h00, no Cinema Trindade, Rua do Almada, com a projeção do filme “Echo”.